O Saint Patrick's Day, comemorado em 17 de março, é uma festa que celebra a cultura irlandesa e homenageia São Patrício, o padroeiro da Irlanda. O dia é marcado por desfiles, música irlandesa, comidas típicas e, claro, muito verde!
No Brasil, a data é até conhecida, mas muitos desconhecem suas tradições e significados. E é exatamente sobre isso que vamos falar nessa postagem. Vamos lá!
1) Por que St. Patrick se tornou padroeiro da Irlanda?
Conta a história que foi St. Patrick quem levou o cristianismo para a Irlanda. Quando ainda jovem, ele teria sido raptado da Grã-Bretanha, onde nasceu, e levado para a Irlanda, onde permaneceu prisioneiro por 6 anos. Depois que escapou de seu cativeiro, conseguiu voltar para seu local de nascimento e tornou-se religioso, estudando 15 anos para que pudesse se tornar missionário e voltar à Irlanda.
2) Então St. Patrick não era irlandês?
Exatamente! Na verdade, St. Patrick (Maewyn Succat) nasceu no País de Gales, no período em que os romanos ainda tinham influência naquela região do mundo.
3) Como foi escolhida a data do St. Patrick’s Day?
A data de 17 de março é a provável data de morte de St. Patrick.
4) É verdade que ele expulsou as cobras da Irlanda?
Dentre as várias histórias que giram em torno de São Patrício, talvez uma das mais conhecidas seja a que ele expulsou as cobras da ilha. Segundo a lenda, cobras o teriam atacado durante um jejum nas montanhas, e São Patrício as perseguiu até o mar. Em função disso, até hoje o país não teria nenhum tipo de serpente.
Apesar da história interessante, a verdade é que a Irlanda jamais teve nenhum tipo de cobra desde o período pós-glacial. Mas a história contada é muito mais interessante!
5) Qual a ligação de St. Patrick com os trevos?
No período que voltou à Irlanda para pregar o Cristianismo, St. Patrick aproveitou que os celtas nativos da região tinham uma forte ligação com os e começou a associá-los com a Santíssima Trindade (Pai, Filho e o Espírito Santo). Com isso, ele teve a oportunidade de alcançar mais pessoas para o seu trabalho de conversão.
6) Afinal, por que se usa verde na data?
Aqui as opiniões se dividem: há quem diga que o verde vem do apelido da Irlanda, chamada de Ilha Esmeralda; para outros a cor está associada ao trevo que acabamos de mencionar.
O fato é que, na data, tudo o que é possível se torna verde, das roupas daqueles que participam das comemorações até os cabelos. Bebidas são servidas com frequência e decorações verdes são distribuídas pelas ruas e pontos comerciais. St. Patrick’s Day é o dia do greening, não só na Irlanda, mas no mundo todo!
7) St. Patrick’s é uma comemoração antiga, então?
Na verdade, não! Apesar da história de São Patrício remontar a tempos muito antigos, as celebrações que conhecemos na atualidade se dão somente desde o início do século passado.
8) Parada de St. Patrick
Em Dublin acontece a mais tradicional parada do dia 17 de março, onde todos podem participar, bastando apenas fazer um cadastro prévio e esbanjar bom humor!
No entanto, a maior parada de St. Patrick no mundo acontece em Nova York, cidade com uma enorme comunidade irlandesa. Na Big Apple, um em cada 20 habitantes tem, em seu passado, algum morador da Ilha Esmeralda!
9) Qual o prato típico do St. Patrick's Day?
O prato do dia é o corned beef boil. Corned beef é o processo de preparo da carne em que ela é tratada em salmoura e depois cozida lentamente para ficar muito macia. Posteriormente, ela é fatiada e servida com repolho e outros legumes.
Há quem diga que ela é perfeita para manter o ritmo do pessoal que, quando comemora, realmente gasta MUITA energia! Sem contar que é o par perfeito para o último item dessas 10 curiosidades que separamos para vocês.
10) Cerveja.
O dia de São Patrício é comemorado com muita cerveja (inclusive verde). De acordo com especialistas no mercado, as encomendas da tradicional cerveja Guinness virtualmente triplicam às vésperas do evento e, por essa razão, o governo Irlandês deu ao St. Patrick’s Day a chancela de ser o único dia do ano em que as pessoas podem beber em locais abertos pelo país!
A Fisk dá sinal verde para você comemorar seu St. Patrick’s com muita alegria e responsabilidade. Afinal, uma história tão antiga e bonita merece, realmente, ser lembrada e ter a sua tradição preservada!
Quer fazer acontecer? Faça Fisk.
A Fisk oferece aulas presenciais ou on-line, muita interatividade com a plataforma Cyber Fisk, certificações internacionais e vários outros benefícios. Aqui você conquista sua autonomia para falar com o mundo! Cadastre-se para receber mais informações.