Uma das coisas mais bonitas no Natal é como diferentes povos ao redor do mundo o incorporam às suas culturas. As peculiaridades de cada país fazem com que cada Natal seja único, apesar de ser uma data comemorada na maioria dos países.

Hoje, vamos comentar algumas das particularidades do Natal americano, que tem elementos que vêm desde a época dos celtas até hoje!

 


Real Christmas tree
Árvore de Natal natural

Você sabia que, por muito tempo, os americanos torciam o nariz para a árvore de Natal? Ao contrário de outros lugares, principalmente na Europa, ela era vista como um “ornamento pagão” e, em alguns lugares, eram aplicadas multas para quem decorasse a casa com elas!

Mas o tempo passou e, principalmente com a chegada de alemães e irlandeses em grande quantidade ao país, o foco foi mudando. Finalmente, em 1846, uma imagem da Rainha Vitória da Inglaterra e sua família ao lado de uma árvore de Natal foi divulgada para os americanos. Com isso, as coisas mudaram de vez.

Hoje, os norte-americanos não passam o Natal sem a sua árvore e, sempre que possível, árvores naturais. A família, como parte dos preparativos da data, vai à Christmas tree farm local e escolhe a árvore que mais tem a ver com a sua casa. Algumas espécies preferidas são a Balsam Fir, a Fraser Fir, a Douglas Fir e a Arizona Cypress.

Tudo bem diferente daqui do Brasil mas, com certeza, tão animado quanto!

 


Ugly Christmas sweater
Suéter feio de Natal

Como na época do Natal é inverno no Hemisfério Norte, usar suéteres bem quentes sempre foi uma necessidade. Acontece que, com o passar do tempo, as pessoas passaram a comprar peças que tivessem elementos relacionados à data, com decorações de sinos, renas e outros.

Desse ponto para o que acontece hoje foi muito rápido! Os “tricôs de mau gosto”, às vezes presenteados de coração pela vovó, ou mesmo feitos propositadamente feios, acabaram virando uma nova tradição natalina. Verdes vibrantes, combinações de cores duvidosas, imagens kitsch, pompons e um monte de elementos acabam compondo o estilo do ugly sweater.

Além disso, agora, toda terceira sexta-feira de dezembro é comemorado o National Ugly Sweater Day. Quem diria que essa nova tradição natalina ia acabar tendo a sua própria data, né?

 


Mistletoe
Visco/Erva-de-passarinho

O mistletoe faz parte das tradições de muitos povos antigos. O visco, como é chamado em português, é uma planta semiparasita sem raízes que cresce no tronco de certas árvores, permanece verde durante todo o inverno e produz frutos mesmo nas temperaturas mais frias. Por isso, celtas, escandinavos e romanos o tinham como uma planta especial, considerando-o um presságio de boa sorte e vida mais próspera.

Hoje em dia, é comum pendurar ramos de visco acima das portas ou passagens entre os cômodos. A superstição diz que, se um casal se encontra embaixo de um ramo da planta, deve beijar-se para terem uma união duradoura e muita felicidade pela frente.

 


Secret Santa
Amigo secreto

O Amigo Secreto, que surgiu nos Estados Unidos, também é bem popular aqui no Brasil, inclusive entre colegas de trabalho. Cada pessoa recebe o nome de quem vai presentear e, muitas vezes, faz embalagens extravagantes para que o presenteado não tenha ideia do que vai estar dentro do pacote.

Muitos grupos gostam de fazer uma outra modalidade de troca de presentes, chamada White Elephant Gift Exchange, Yankee Swap ou Dirty Santa.

Nessa modalidade, as pessoas compram presentes de valores similares, sem que seja feito qualquer sorteio anteriormente. Ao chegarem ao local, recebem um número sorteado ou de acordo com sua ordem de chegada, e colocam os presentes embaixo da árvore, por exemplo.

 

 

A brincadeira começa quando dois participantes abrem os primeiros pacotes. Aí a coisa fica engraçada: se o segundo preferir o presente do primeiro, ele pode "roubá-lo" para si, e isso vai se repetindo na vez de cada participante subsequente.

Por fim, aquele que iniciou o jogo decide se mantém o presente que tem em mãos ou se faz a última troca do jogo.

 


Christmas stockings
Meias de Natal

Conta a lenda que São Nicolau resolveu ajudar uma família em dificuldades e, para que não percebessem que ele havia ajudado, jogou pela janela três saquinhos cheios de ouro. Um dos saquinhos caiu dentro de uma das meias que estavam penduradas na lareira para secar.

Claro que isso mudou a vida daquela família, e a ideia de ter meias penduradas sobre a lareira na época natalina passou a ser associada com a chance de melhoria de vida!

Eventualmente, meias com motivos natalinos foram popularizadas e se tornaram onipresentes nas decorações, muitas vezes sendo personalizadas com os nomes de cada membro da família.

Costuma-se colocar pequenos presentes dentro delas, geralmente com preços mais acessíveis, como doces, bonequinhos de pelúcia, acessórios para smartphone, cosméticos, baralhos, etc.

 


Gingerbread house
Casa de biscoito de gengibre

Essa é uma tradição que imigrantes alemães levaram aos EUA, mas que não adotamos por aqui.

Nas vésperas natalinas, algumas famílias americanas fazem questão de montar suas casinhas feitas de biscoitos de gengibre. A ideia aqui é construir paredes, portas, e até mesmo torres de castelos. O telhado, muitas vezes, é coberto com doces.

Neste ano, as cidades de Washington, Dallas, Nashville e Atlanta vão ter as suas próprias Gingertowns: cidades miniaturas completas, com todos os edifícios construídos com biscoito de gengibre e decorações doces! Haja apetite!

 


Que tal fazer uma sessão pipoca natalina? Confira nossa lista de indicações.

 


Candy canes
Bengalas doces

Embora não sejam populares por aqui, você já deve ter visto esse doce com formato de bengala associado a essa época do ano.

Candy canes são balas listradas em vermelho e branco, com sabor de hortelã. Sua forma faz referência aos cajados utilizados pelos pastores que visitam o bebê Jesus na manjedoura.

O doce faz bastante sucesso entre as crianças formiguinhas, mas passou também a integrar o imaginário natalino sendo reproduzido em diversos tamanhos e materiais para figurar nas decorações da época.

 


Santa’s cookies and milk
Biscoitos e leite do Papai Noel

A tradição de deixar biscoitos e leite para o Papai Noel é uma outra história natalina que foi mudando com o tempo.

No período da Grande Depressão americana, os pais ensinavam seus filhos sobre a importância da solidariedade. Logo, o leite e os biscoitos tinham a função de dar um up pro Papai Noel no seu trabalho. Algumas famílias deixavam, também, pedacinhos de cenouras para as renas que puxam o trenó!

Com o passar do tempo, o significado mudou e o ato de dar leite e biscoitos passou a ser uma forma da criançada agradar o bom velhinho e demonstrar que merece os presentes.

 


Christmas caroling
Cantando no Natal

Certamente você já viu em filmes uma tradição muito bonita que envolve a comunidade na véspera do Natal. Grupos de pessoas saem com velas pelas ruas, parando na porta das casas cantando músicas de Natal que comemoram o nascimento de Jesus. Essa é a tradição do caroling.

Embora pareça uma tradição tipicamente americana, esse é um hábito de raízes muito antigas. No século XIII, São Francisco de Assis passou a incorporar canções nas missas natalinas e, com o passar do tempo, o hábito saiu das igrejas e hoje faz com que os Natais de muitas famílias sejam ainda mais emocionantes!

 


December 25th
25 de dezembro

No Brasil, geralmente comemoramos o Natal na véspera, com reunião familiar, troca de presentes e ceia. Por outro lado, os americanos fazem tudo isso no dia 25, enquanto o dia 24 é reservado para os preparativos.

Ao contrário do que muitos pensam, o peru não é sempre a estrela da noite. Muitas famílias preferem pernil assado com diferentes tipos de molho como, por exemplo, o de cranberries.

Na verdade, a festa de sabores já começa com um café da manhã especial! Os presentes foram trazidos à noite pelo Papai Noel e somente de manhã que a meninada vai abrir os pacotes.

Ao longo do dia, há muitas atividades para aproveitar o feriado, enquanto os convidados chegam para saborear a ceia no final do dia.

E não é só o pernil. A mesa da ceia é repleta de acompanhamentos, como purê de batatas, cogumelos assados e um item que está quase sempre presente: cenouras glaceadas! Nove entre dez refeições contam com elas.

Também não podemos esquecer o eggnog (bebida à base de ovo), que é ótima para esquentar as noites frias. Com versões com ou sem álcool, é parte integrante do pacote de tradições gastronômicas americanas!

 

 

Aprender outra língua é também conhecer costumes de culturas diferentes. Que tal experimentar uma dessas tradições no seu Natal?


Dê um PLAY na sua vida. Faça Fisk.

Chegou a hora de tirar os seus sonhos do PAUSE. A Fisk oferece aulas presenciais ou on-line, muita interatividade com a plataforma Cyber Fisk, certificações internacionais e vários outros benefícios. Cadastre-se para receber mais informações.