Quando a luz do cinema se apaga e os nossos artistas preferidos começam a atuar, mal imaginamos o caminho que cada um deles seguiu até chegar aquele ponto de fama.

Vamos contar para vocês trechos da história pessoal de 5 artistas de Hollywood que tiveram que aprender inglês para chegar ao estrelato! Cada um desses artistas com seu método e com suas necessidades específicas, mas nenhum deles considerou a língua inglesa uma barreira para alcançar seus sonhos!

 

1. Salma Hayek

A atriz de origem mexicana chegou aos Estados Unidos mal sabendo ler as placas de rua. Segundo ela, o máximo que sabia falar era shopping e eating (comprar e comer).

O pouco inglês que ela aprendeu na escola não ajudava muito para quem tinha um sonho maior em Hollywood. Além de tudo, Hayek tinha uma barreira extra: ela sofre de dislexia. Ou seja, o processo de leitura e estudos fica ainda mais complicado.

Para se desenvolver, ela assistia a inúmeros filmes com legendas escritas em inglês e passou a fazer aulas no idioma. Mas o começo não foi fácil. Muitas das seleções de elenco que ela participou terminaram com palavras desencorajadoras, como “isso não é para você… volte para casa”.

Ainda assim, ela seguiu em frente estudando e decidiu que o seu sotaque não poderia ser um empecilho. “Tenho sotaque, sou disléxica, baixa e gordinha. Devo ser a pessoa mais sortuda do mundo.”

 

2. Arnold Schwarzenegger

Campeão em fisiculturismo, ator consagrado e governador da Califórnia por dois mandatos! Mas como um rapaz que nasceu na Áustria conseguiu alcançar tantas vitórias?

Para começar, Schwarzenegger tinha um plano: ele queria viver nos EUA. Mas como fazer isso sem ter como se sustentar e sem falar inglês? A primeira parte ele resolveu se dedicando ao fisiculturismo, chegando a ser sete vezes campeão do Mr. Olímpia. Com essa força (desculpe o trocadilho), ele pôde ir ao país que desejava morar para tentar a sorte em Hollywood. Ainda assim, ele quase não falava nada de inglês! Como poderia ser um astro de fama mundial sem saber representar as falas dos seus personagens?

O que não faltava ao jovem austríaco era determinação e mesmo tomando muitos “nãos” por causa do seu sotaque engraçado ele foi em frente. Ele sabia que deveria estar cercado pelo idioma o máximo possível.

Fez aulas de inglês e passou a ler jornais e revistas. Também estudou tudo o que pôde da cultura americana no idioma local.

Além disso, foi trabalhar em uma loja de produtos fitness na Califórnia, para ter mais contato com o público e melhorar sua compreensão e fala. Também passou um tempo na casa de um amigo em Londres. Por fim, quando instalado definitivamente na América, tomou uma decisão: não namoraria com mulheres que falassem alemão. Só inglês! Isso é o que chamamos de dedicação!

 

 

3. Gal Gadot

Gal Gadot é israelense e começou a conhecer o idioma na escola, como a maioria de nós. Mas um desejo um tanto diferente ajudou a mudar a sua vida. Ela queria muito assistir e entender duas séries que ela adorava: Seinfeld e Friends!

Para dar uma turbinada no seu aprendizado, ela começou a treinar com pessoas que falavam inglês e reforçou a sua dose diária de séries e filmes legendados.

Quando completou 18 anos foi eleita Miss Israel e percebeu que, para poder concorrer ao título de Miss Universo teria que, obrigatoriamente, falar inglês. Mais uma vez voltou ao seu método pessoal de estudo, e conseguiu se aperfeiçoar.

Ela confessa que sua preparação foi muito importante, pois quando chegou a sua oportunidade, ela já tinha muita afinidade com a língua. A partir daí foi só se aprofundar!

 

4. Jackie Chan

Certa vez, em uma entrevista, Jackie Chan disse que “seria uma longa história falar sobre minha experiência de aprendizado de inglês". Para Chan, o inglês era a língua mais difícil do mundo e, mesmo sendo convidado para atuações nos EUA, ele não tinha a menor ideia de como se expressar no idioma.

Em um de seus primeiros sucessos de bilheteria, Rush Hour, ele basicamente recitou as suas falas sem saber exatamente o que estava dizendo, o que gerou uma série de erros de gravação aproveitados pelos produtores. Uma das cenas mais engraçadas foi quando ele entrou em um recinto com uma arma na mão e, ao invés de falar freeze (parados!), falou cheese (queijo!), levando o estúdio todo às gargalhadas.

Por essa razão, aprender o idioma passou a ser uma de suas maiores prioridades na vida. Assim como outros atores, fez muito uso de filmes legendados em inglês, cantou músicas no estilo folk americano que ele gostava e, principalmente, passou a imitar a pronúncia de diferentes artistas.

 

5. Antonio Banderas

Essa grande estrela espanhola de Hollywood também chegou para trabalhar em filmes sem saber virtualmente nada da língua. Foi para a sua entrevista, segundo ele, sabendo apenas dizer yes, of course, e I can do that (“sim”, “é claro” e “eu posso fazer isso”).

Por sorte, entre a sua entrevista para seu primeiro papel e o início das gravações teve tempo para fazer uma imersão completa no idioma, tendo até oito horas de aula por dia. Como o domínio e a fluência demandam prática, o próprio ator confessa que esse período intensivo serviu apenas para que ele conseguisse ler e decorar as suas falas. Para se comunicar com o diretor, elenco e equipe de filmagem teve que contar ainda, nessa fase, com um tradutor. Mas, a essa altura, o seu caminho para o sucesso já estava pavimentado.

Sabendo que precisaria estar cada vez mais afiado na língua, manteve o foco no aprendizado e continuou a frequentar cursos de inglês. Mas agora sem a mesma pressa do primeiro momento, claro. Hoje, apesar de ainda possuir um sotaque espanhol bastante perceptível (há quem diga que isso faça parte do seu charme pessoal), ele já pode ser considerado fluente na língua inglesa.

 

 

Reparou o que as histórias têm em comum? A vontade de vencer superou barreiras aparentemente intransponíveis, como a dislexia de Salma Hayek e a total incompreensão do idioma de Jackie Chan. Todos eles foram criativos à sua forma para reverter a situação treinando o idioma além de, com o passar do tempo, buscarem aprender formalmente o inglês com professores e cursos.

É por isso que, aqui na Fisk, sempre comemoramos a entrada de cada novo aluno: sabemos que estamos construindo uma nova história de sucesso para cada um deles!

 


Seu sucesso faz a nossa história. Vem pra Fisk!

Quem mudou o ensino de idiomas, certamente, vai mudar a sua trajetória! A Fisk oferece aulas presenciais ou on-line, muita interatividade com a plataforma Cyber Fisk, certificações internacionais e vários outros benefícios. Cadastre-se para receber mais informações.