O listening, ou seja, a capacidade de ouvir e entender o inglês, é uma das habilidades mais desafiadoras a serem conquistadas. Compreender o que os outros falam tem uma importância enorme, afinal, a maior parte da comunicação um a um é verbal.

Se você já está aprendendo inglês, pode até ser que veja alguns vídeos com a legenda no idioma original e tenha um grande nível de entendimento. Mas, assim como quando aprendemos a andar de bicicleta, está na hora de “tirar as rodinhas”!

Confira abaixo algumas dicas muito úteis que podem ajudar a melhorar sua compreensão auditiva em inglês e dar passos importantes na direção da sua fluência.

 

1. Assista a filmes e séries na língua original

Você pode seguir essa dica em duas etapas distintas. Na primeira, você abandona completamente as séries e filmes dublados. Assistir ao que se gosta na língua original é um enorme impulso na direção do conhecimento porque, basicamente, você está aprendendo enquanto se diverte. E se você estiver utilizando uma plataforma de streaming, poderá colocar as legendas no idioma original, assim, vai ouvir e ler ao mesmo tempo.

Conforme você avança no seu aprendizado, vai perceber que as legendas serão cada vez menos necessárias e vão passar a servir apenas para a consulta de palavras desconhecidas.

Isso leva você para a segunda etapa: desativar as legendas! Com o passar do tempo, você vai começar a decodificar palavras, expressões e frases com tal rapidez que as legendas acabarão ficando virtualmente desnecessárias.

 

2. Ouça músicas

Ouvir música em inglês é uma maneira divertida e eficaz de aprimorar o listening.

Para começar, é importante escolher músicas que você goste e que estejam em um nível adequado de dificuldade. Se a música for muito difícil, você pode se sentir desanimado e desmotivado. Por outro lado, se for muito fácil, você não terá a oportunidade de aprender coisas novas.

Depois de escolher a música, escute-a várias vezes, prestando atenção nas palavras e tentando entender o significado dos versos. É uma boa ideia imprimir a letra e acompanhá-la enquanto ouve a música. Dessa forma, você pode identificar palavras novas e expressões idiomáticas.

Conforme você for repetindo a música, procure abandonar a letra impressa e deixe a audição e a memória mais aguçadas, tentando cantar junto ao mesmo tempo.

 

3. Ouça podcasts

Podcasts têm uma desvantagem em relação a assistir a filmes e séries: não há imagens para contextualização, somente o som.

No entanto, essa aparente desvantagem acaba se tornando um verdadeiro catalisador do seu listening. Contar apenas com a audição faz com que sua atenção seja redobrada. Além disso, se sua plataforma de escuta tiver esse recurso disponível, pode-se alterar a velocidade de execução do áudio, o que muitas vezes permite que você identifique melhor algumas palavras que são faladas muito rapidamente no inglês corriqueiro.

A vantagem do podcast é que você pode acompanhar entrevistas e análises muito interessantes sobre temas do seu interesse, incluindo temáticas profissionais: um duplo ganho na hora de fazer o uso do inglês para alavancar a sua carreira!

 

 

4. Concentre-se naquilo que você sabe

Se você está em um nível iniciante de aprendizado, é bem provável que queira pausar frequentemente para compreender as palavras que não conhece, ou que já viu antes, mas não se lembra muito bem do significado.

Nesse caso, lembre-se da importância de focar naquilo que você já sabe, para que seus conhecimentos prévios ajudem-no a entender o que está sendo dito de uma forma geral.

 

5. Faça transcrições

Agora, se você já está em um nível intermediário, fazer transcrições de áudio é uma atividade incrível para dar um gás no seu listening. Selecione um vídeo ou áudio (que já possua legenda ou transcrição) e tente escrever aquilo que você está ouvindo, sem ler nada antes.

Esse trabalho pode ser bastante exaustivo no começo, por isso, procure não ultrapassar um limite razoável de tempo fazendo isso e não se cobre demais. Muitas vezes, você precisará ouvir determinadas frases várias vezes até identificar todas as palavras.

Se, mesmo depois de inúmeras repetições, continuar em dúvida, deixe lacunas em branco e siga em frente. Ao fim, consulte a legenda ou transcrição original para comparar com o texto que você conseguiu transcrever ativamente.

 

6. Persevere para obter resultados positivos

O fato é que o desenvolvimento do listening cobra de você um pouco de persistência. Ouvir seus 3 ou 4 primeiros trechos de áudio e desanimar não vai ajudar nada. Trata-se de um processo de construção mental. Primeiro, sons que parecem não se encaixar, depois, vozes difíceis de entender até que tudo comece a ficar muito mais claro.

Além disso, é importante que você saiba que o desenvolvimento das outras habilidades linguísticas (reading, writing e speaking) também impacta diretamente na sua capacidade de compreensão auditiva. Ou seja, na medida que treina todas essas habilidades, seu listening recebe um empurrãozinho inconsciente.

Um dia, você vai achar que ainda existe um longo caminho pela frente e, daí, “click”... as peças começam a se juntar permitindo que você entenda muitas coisas com bastante clareza. Você treinou, não desistiu e os resultados virão no momento certo.

 

 

Entender o inglês falado é um exercício como qualquer outro. Exige algum esforço, mas pode ser feito dentro do seu cotidiano. Pesquise temas, músicas, filmes e séries por onde você gostaria de começar e vá em frente!

Surpreenda-se! Você pode muito mais do que imagina!

 


Seu sucesso faz a nossa história. Vem pra Fisk!

Quem mudou o ensino de idiomas, certamente, vai mudar a sua trajetória! A Fisk oferece aulas presenciais ou on-line, muita interatividade com a plataforma Cyber Fisk, certificações internacionais e vários outros benefícios. Cadastre-se para receber mais informações.