As pessoas estão cada vez mais de olho no que acontece no mundo por meio das mídias digitais. Nos Estados Unidos, por exemplo, o pico diário de audiência na TV aconteceu em 2010 e desde então só vem caindo.

Os primeiros beneficiados com essa mudança de hábito dos espectadores foram os portais na internet e, mais tarde, eles passaram a consumir informações de diversos veículos.

Blogs, vlogs, e podcasts começaram a ganhar público e, com isso, roubar espaço da mídia tradicional (TV, jornal, rádio, etc).

Mas o mais interessante é que, a partir daí, certos termos foram incorporados ao cotidiano: blog, por exemplo! De onde ele veio e quem o criou?

A Fisk te conta e você, é claro, vai acabar compartilhando com seus amigos, porque algumas dessas origens são surpreendentes!

 

Blog

Blogs são páginas onde se publica tanto assuntos complexos quanto assuntos triviais em formatos parecidos com colunas de jornais ou revistas.

Por ser fácil de criar, mais pessoas podem compartilhar suas ideias, desde opiniões políticas até receitas de bolo.

A origem da palavra é interessante! A expressão original "weblog" foi inventada por um desenvolvedor de games, veterano das primeiras fases da internet, para batizar a plataforma onde ele escrevia seu diário. Na tradução literal, o termo significa "registro da internet".

De "weblog", a palavra foi encurtada para “blog” por outro programador.

 


Entenda a diferença entre “sign up”, “sign in” e “sign out”?

 

Vlog

Blogs se popularizaram como espaço de opiniões em textos ao mesmo tempo em que plataformas de vídeo foram ficando mais acessíveis, e não tardou para que as pessoas percebessem que poderiam contar as suas histórias em vídeo, fazendo desse formato um sucesso. Basta ver a grande quantidade de canais no YouTube.

A palavra “vlog” surgiu daí, uma adaptação de “blog” com a letra “v” de vídeo!

 

Podcast

Bem que o nome poderia ser “audioblog” - como chegou a ser chamado por um tempo - mas a origem da palavra "podcast" escapou dessa raiz. O termo foi criado por um jornalista britânico, mas apenas pegou de verdade em 2004, quando um sujeito da área de tecnologia divulgou e deu visibilidade à expressão.

A palavra veio do nome do player de áudio da Apple, o “iPod”, somada à palavra "broadcast", que significa “difusão”.

 

 

Twitter

Pode parecer que o nome dessa rede social super famosa tenha sido inventada pelos seus fundadores, mas não é bem assim.

Os criadores contam que estavam pensando em como chamar o seu novo produto (uma timeline de microblogs) e, dando uma olhada no dicionário, encontraram "twitter", cuja definição é:

“Uma breve explosão de informações inconsequentes e gorjeios de pássaros”. A cara do Twitter, não é? Mas mesmo com o nome que remete a pássaros, a logo com o passarinho azul apareceu somente mais tarde.

 

 

O mundo da tecnologia gerou uma infinidade de palavras e expressões, algumas totalmente novas e outras emprestadas do vocabulário inglês, ou seja, estamos todos falando um pouco do idioma todos os dias!

 


Dê um PLAY na sua vida. Faça Fisk.

Chegou a hora de tirar os seus sonhos do PAUSE. A Fisk oferece aulas presenciais ou on-line, muita interatividade com a plataforma Cyber Fisk, certificações internacionais e vários outros benefícios. Cadastre-se para receber mais informações.