Ed aparece no final de verbos regulares no passado e em alguns particípios passados. Alguns adjetivos também terminam em ed. Esse sufixo tão comum pode ter três diferentes pronúncias: /id/, /t/ ou /d/.

Observação: sempre que houver letras ou símbolos entre duas barras “/ /”, elas se referem à pronúncia.

Antes de aprendermos as três maneiras de pronunciar ed, devemos primeiro entender o que são consoantes sonoras e surdas.

Uma consoante sonora precisa que você use suas cordas vocais para pronunciá-la. Por exemplo, encoste os dedos na garganta e veja que ao pronunciar a palavra "computador" você sente uma vibração na letra M.

Já na consoante surda não há vibração na garganta. Por exemplo, pronuncie a palavra "lápis" e você notará como a letra S vem apenas da sua boca.

Agora que sabemos a diferença entre as consoantes, podemos passar para você as regrinhas da pronúncia correta de ed em inglês. Vamos lá?

 

/Id/, /t/ ou /d/… qual devo usar na pronúncia?

O som /id/

Quando a última letra (ou som) da palavra na sua forma básica (sem "ed") for D ou T, o ed é pronunciado como uma sílaba separada, com um som /id/ (kid e did).

Wanted (want-id)
Waited (wait-id)
Needed (need-id)
Folded (fold-id)
Ended (end-id)
Decided (decide-id)
Admitted (admit-id)
Suggested (suggest-id)
Recommended (recommend-id)
Hated (hate-id)
Intended (intend-id)
Started (start-id)

 

O som /t/

Nesse caso, quando a última consoante da palavra for surda, então o ed é pronunciado como um /t/. Tenha cuidado para não criar uma sílaba extra ou o som /id/. Outra dica importante: quando a palavra, antes de ed, termina nos sons P, F, S, CH, SH, K, então ed também é pronunciado /t/.

Exemplos quando a última consoante da palavra for surda:

Talked (talkt)
Parked (parkt)
Helped (helpt)
Kissed (o som do “S” vem da frente da boca para soar como "kisst")

Exemplos quando a palavra, antes de “ed”, termina nos sons P, F, S, CH, SH, K:

Stopped (stopt)
Laughed (laft)
Promised (promist)
Watched (watcht)
Finished (finisht)
Walked (walkt)

Observação: se pronunciar "helped" como "help-id", ainda será compreendido, então não se cobre demais. Há vários sotaques diferentes pelo mundo e a comunicação ainda é possível. A importância de saber essas pronúncias é para facilitar sua compreensão auditiva do inglês americano padrão.

 

O som /d/

Quando a última letra das palavras termina em uma consoante sonora, o ed é pronunciado como um /d/ (mas sem criar outra sílaba na palavra). Veja os exemplos abaixo:

Played (playd)
Closed (o S soa como um Z vibrante para que a palavra soe como "clozd")
Opened (opend)
Lived (livd)
Allowed (allowd)
Enjoyed (enjoyd)
Cleaned (cleand)
Imagined (imagind)

 

 


Dê um PLAY na sua vida. Faça Fisk.

Chegou a hora de tirar os seus sonhos do PAUSE. A Fisk oferece aulas presenciais ou on-line, muita interatividade com a plataforma Cyber Fisk, certificações internacionais e vários outros benefícios. Cadastre-se para receber mais informações.