Afinal, o ChatGPT é uma ferramenta multiúso como dizem por aí?

Na verdade, é sim, e após nossos testes, concluímos que ela pode ser um ótimo complemento ao seu curso de inglês. Não se trata, portanto, de aprender inglês com o ChatGPT, mas de usá-lo para dominar a língua mais rapidamente.

Vamos dar nossas dicas mostrando, na prática, a interação que tivemos com a Inteligência Artificial.

 

1. "Converse" com ele!

Uma das melhores formas de melhorar o seu inglês é praticando a conversação. Nesse ponto o ChatGPT pode ser um super aliado para treinar no dia a dia, bastando logar e começar um bate-papo. A vantagem é que você pode praticar a conversa sem pressão ou medo de ser julgado, afinal, é apenas uma ferramenta interativa e não outra pessoa.

Por estar disponível a qualquer hora do dia, você tem a chance de conversar quando quiser, acelerando, assim, o seu processo de fluência na língua.

A ideia é você simplesmente iniciar uma conversa com o ChatGPT sobre um assunto que você goste ou tenha interesse. Tente manter a conversa o mais natural possível, como se estivesse conversando com alguém. Caso cometa algum erro, a ferramenta vai corrigir as eventuais "escorregadas". Outra vantagem desses bate-papos é que o ChatGPT pode se adaptar ao seu nível de inglês. Se você é iniciante, ele pode usar palavras mais simples e frases curtas para ajudar você na compreensão… é só pedir! Se você tem um nível mais avançado, ele pode usar palavras mais complexas e desafiar você a falar com mais fluência e precisão.

Se você já faz um curso de inglês, repasse mentalmente o conteúdo ensinado na última aula. Ou então, faça um discurso em um evento imaginário! Sua mente permite que você viaje infinitamente. Aproveite esse potencial e treine!

 

2. Usando o ChatGPT para melhorar a escrita

Escrever em inglês, para algumas pessoas, é uma das partes mais complicadas no aprendizado, mas, como se sabe, escrever é treino!

Uma das maneiras de usar a ferramenta é ir escrevendo seus textos parágrafo por parágrafo e solicitando a correção de erros gramaticais e de ortografia. Você pode, também, terminar um parágrafo e pedir sugestão de sinônimos ou formas alternativas para aumentar o seu vocabulário.

Veja um exemplo prático desta situação:

Olá! Eu vou escrever um trecho em inglês aqui e gostaria que você me dissesse se está escrito corretamente. Caso contrário, queria que corrigisse o texto para mim. Na sequência, também gostaria de uma sugestão alternativa para esse texto, usando substantivos ou adjetivos alternativos. O texto é:

"As far as I know, fans of all ages can go to Lollapalooza. Those with age 10 and under go free, but must be acompanied by a ticket-holding adult and children are limited to 2 por adult."

Veja como a resposta é útil tanto na correção do texto, como na ampliação do vocabulário:

Seu texto está quase correto, apenas alguns pequenos ajustes são necessários:

"As far as I know, fans of all ages can go to Lollapalooza. Those aged 10 and under go for free, but must be accompanied by a ticket-holding adult, and children are limited to 2 per adult."

Segue abaixo uma sugestão alternativa para o seu texto:

"As far as I'm aware, Lollapalooza welcomes fans of all ages. Children aged 10 and under can attend for free, but they must be accompanied by a ticket-holding adult. Additionally, each adult is limited to bringing only 2 children with them to the event."

 

 

3. Treine o seu listening

Sim, o ChatGPT não fala, mas ele pode dar uma boa mão se você estiver pensando em ouvir algum material do seu interesse. A ideia é não só aproveitar as sugestões da ferramenta, como usá-la durante o processo de escuta. Se bater alguma dúvida, pause a transmissão e tire sua dúvida com ele mesmo.

Veja um exemplo aqui:

Poderia me sugerir um material que eu pudesse ouvir sobre, por exemplo, as Olimpíadas? Meu nível de compreensão é intermediário.

Tente o podcast The Olympic Channel Podcast: este podcast produzido pelo Canal Olímpico tem episódios regulares que abrangem as Olimpíadas, bem como outros eventos esportivos. Os episódios cobrem entrevistas com atletas, análises de jogos e histórias de fundo sobre os bastidores das Olimpíadas. Você pode ouvir o podcast no site do Canal Olímpico ou em plataformas de podcast, como Spotify e Apple Podcasts.

 

4. Use o ChatGPT como dicionário

Para estudantes da língua inglesa, essa ferramenta de AI é, a partir de agora, insubstituível!

Você pode usá-la para buscar palavras na língua inglesa a partir de outra em português ou, no caso de estar lendo um texto em inglês, pedir seu significado em português. Além disso, você pode pedir alternativas para enriquecer rapidamente o seu vocabulário.

Abaixo, um exemplo de uso prático:

Estou escrevendo um bilhete de amor para minha namorada em inglês, mas fico só escrevendo love love love… me ajuda com outras expressões relacionadas com afeto, em inglês?

Aqui estão algumas outras opções em inglês para você expressar amor além de love:

Adore
Cherish
Be devoted to
Be fond of
Be smitten with
Have a soft spot for
Hold dear
Be enchanted by
Be infatuated with
Be captivated by
Be head over heels for


Espero que isso ajude! Boa sorte com o bilhete para a sua namorada!

 

5. Use o ChatGPT para aquele aprendizado que depende de memória

É… algumas coisas, durante o aprendizado de uma língua, dependem bastante de repetição e visualização.

Como o conhecimento da ferramenta é amplo, marque para você mesmo compromissos de entrar no ChatGPT para determinadas tarefas como, por exemplo, treinar verbos irregulares.

Peça uma lista curta e volte, periodicamente, solicitando mais materiais. Leia em voz alta para treinar sua pronúncia.

Veja um exemplo, na prática:

Me dê uma lista de 10 verbos irregulares em inglês, por favor, com suas conjugações.

Claro, aqui estão 10 verbos irregulares em inglês com suas conjugações no passado simples (simple past) e no particípio passado (past participle):

Go: went, gone
Have: had, had
Be: was/were, been
See: saw, seen
Eat: ate, eaten
Speak: spoke, spoken
Take: took, taken
Do: did, done
Give: gave, given
Come: came, come


Lembre-se de que esses verbos são irregulares e, portanto, não seguem as regras padrão de conjugação no passado simples e no particípio passado em inglês. Por isso, é importante memorizar essas conjugações para poder utilizá-las corretamente em suas frases.

 

Bônus: Pronúncia

Apesar de não falar, o ChatGPT pode dar dicas de como pronunciar palavras. Usamos nesse exemplo, aqui, a palavra upholstery (estofamento).

Veja como ele pode ser útil:

A pronúncia da palavra upholstery em inglês é /ʌpˈhoʊlstəri/. Aqui está a transcrição fonética aproximada:

/ʌp-HOHL-stuh-ree/
Para ajudar com a pronúncia, aqui está uma separação silábica da palavra:
up-hol-ster-y
A primeira sílaba up é pronunciada com o som uh como na palavra cup. A segunda sílaba hol é pronunciada com um som de vogal curta oh como na palavra hot. A terceira sílaba ster é pronunciada com um som de vogal curta uh como na palavra but. A última sílaba y é pronunciada como a letra ee.

Apesar de poder ajudar a fornecer exemplos de pronúncia de palavras em inglês, é importante lembrar que a prática regular com um tutor ou professor de inglês, bem como a exposição à fala natural em inglês, são as melhores maneiras de melhorar a sua pronúncia.

 

 

Um último ponto: lembre-se de que o conhecimento do ChatGPT vai apenas até 2021. Se você fizer perguntas sobre eventos mais recentes, às vezes ele dá uns chutes errados. Portanto, foque mais no conhecimento da língua do que em notícias e opiniões!

É isso! Não perca tempo e abra sua conta gratuita nessa ferramenta poderosa!

Mas, veja, a própria Inteligência Artificial dá a dica de como se alcançar o melhor inglês: ter um bom professor e se expor à língua o máximo possível!

 


Seu sucesso faz a nossa história. Vem pra Fisk!

Quem mudou o ensino de idiomas, certamente, vai mudar a sua trajetória! A Fisk oferece aulas presenciais ou on-line, muita interatividade com a plataforma Cyber Fisk, certificações internacionais e vários outros benefícios. Cadastre-se para receber mais informações.