Se você vai realizar a prova do ENEM neste ano, já deve estar cansado de tanto estudar. Não desanime! Agora, na reta final, a apenas alguns dias do exame, o importante é manter a calma e revisar as matérias em geral. Não adianta tentar aprender conteúdos novos! O melhor é reforçar aqueles que você já domina.

Neste post, a Fisk separou algumas dicas que vão ajudar você com as questões de língua estrangeira, independentemente do idioma que você escolheu, seja o inglês ou o espanhol.

Esteja antenado nos acontecimentos globais
As perguntas que avaliam as habilidades linguísticas dos alunos geralmente baseiam-se em textos e charges que tratam do cenário atual da política global, do meio ambiente, da economia e da sociedade.

Encontre o tema central do texto
Mesmo que você não possua um domínio completo do idioma, é importante extrair a principal ideia apresentada nos textos da prova. Compreender o tema central vai possibilitar que você descarte rapidamente algumas opções de resposta.

Cuidado com os falsos cognatos
A presença de expressões e palavras, em espanhol ou inglês, que parecem com vocábulos da língua portuguesa sempre pode dificultar a interpretação. Fique atento e lembre-se de que essas “falsianes” estão por todos os cantos!

Preste atenção aos pronomes
Pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos ou relativos: todos eles são essenciais para que você identifique mais facilmente as pessoas e objetos presentes no texto.

Mantenha a calma e otimize seu tempo
A tranquilidade é essencial para um bom desempenho. Respire fundo e não perca tempo. Quando encontrar dificuldades, pule a pergunta e siga realizando a prova. Só depois, retorne às questões em que teve dúvidas.

Para dominar um novo idioma, é importante estudá-lo e vivê-lo no dia a dia. Na Fisk, você vai poder desenvolver todo o seu potencial e vai muito mais longe. Saiba mais sobre os nossos cursos!