Passar por uma entrevista de emprego pode ser um tanto estressante, ainda mais se ela for conduzida em outra língua. Aqui, no blog, já mostramos as 10 perguntas mais comuns em uma entrevista em inglês para ajudar você a alavancar sua carreira internacional. Agora, trouxemos algumas dicas importantes para quem vai (ou deseja) fazer uma entrevista em espanhol.

 

Antes de tudo, lembre-se de que, apesar das semelhanças entre espanhol e português, você não deve se apoiar no portunhol. Essa é a hora de mostrar que você domina a língua! Tirando o fato de que a entrevista será conduzida em espanhol, o processo será bem parecido com o que ocorre nas empresas brasileiras. Veja os 8 passos abaixo que trouxemos para você mandar bem e garantir aquela vaga fora do país. ????

 

Coloque em prática
Essa é a dica mais importante: pratique a língua diariamente. Leia, assista a séries e filmes, vá buscar conteúdo no material didático… o importante é se manter atualizado e com o espanhol na ponta da língua. Veja as diferenças de pronúncia entre determinadas regiões e procure conhecer expressões específicas.

 

Conheça mais sobre a sua área
Com a internet essa é bem fácil! Faça uma pesquisa rápida para ver como é o universo da sua área em espanhol. Descubra os termos técnicos mais comuns e mostre na entrevista que você está familiarizado com o dia a dia da atividade.

 

Se jogue na cultura
Uma dica super importante! Não basta querer uma vaga fora do país. Você precisa conhecer a cultura do lugar para onde pretende ir e entender que sairá da sua zona de conforto e, muitas vezes, encontrará coisas ou situações que não está acostumado. Ter cuidado com o aspecto cultural é muito relevante para não gerar decepções, micos e até problemas maiores - como ser desrespeitoso sem querer. Veja como são as relações de trabalho. Neste post falamos melhor sobre os aspectos culturais de quem pretende trabalhar fora do país. Confira!

 

A pronúncia
Como dissemos lá no começo, treinar a língua também vale para a pronúncia correta. Pratique aquelas que você tem mais dificuldade e, até mesmo, os casos das diferenças regionais. Mostrar que você fala o “espanhol daquele lugar” pode ser um bônus!

 

Acabe com o portunhol
Esse é um grande NÃO! Ao se candidatar a uma vaga em espanhol, pressupõe-se que você já tem domínio da língua (muitas vezes, isso é até estipulado como pré-requisito). Então, não tem como chegar na entrevista e soltar um portunhol, né? Se não entender ou não conseguir levar o diálogo adiante, procure por respostas curtas e objetivas.

 

“Pode repetir, por favor?”
Essa dica é praticamente uma continuação da anterior. Praticar a língua com um gringo pode ser um tanto confuso dependendo da forma com que a pessoa fala. Tem gente que articula bem as palavras, outras nem tanto; algumas falam mais rápido que outras, ou então, acabam falando para dentro. Não importa, se não entendeu o que o entrevistador disse, peça para repetir!

 

Pratique a entrevista antes!
Como você já deve ter percebido, praticar a própria entrevista pode ser uma boa ideia (isso também vale para entrevistas em português)! O importante é manter a calma e a clareza das ideias.

 

Vá preparado com um resumo sobre você
Assim como praticar a entrevista, ter um “resuminho” sobre você na sua cabeça ajudará a organizar melhor as ideias e o que você quer destacar durante a entrevista. Será como um guia durante o processo. Claro que você não deve ficar preso a ele, mas se a dúvida bater, já sabe a quem recorrer!

 

Vocabulário

Nada melhor do que treinar para a entrevista com uma lista temática de palavras-chave que, com certeza, serão usadas em algum momento do processo seletivo.

 

Compañía
Empresa

Éxito
Sucesso

Experiencia laboral
Experiência profissional

Puesto
Cargo/posição

Práctica
Estágio

 

Perguntas mais comuns

Quer treinar e não sabe por onde começar? Veja as questões mais utilizadas durante as entrevistas e fique preparado para “gastar” bem o seu espanhol!

 

¿Cuáles son sus principales cualidades?
Quais são as suas principais qualidades?

¿Cuál es su pretensión salarial?
Qual a sua pretensão salarial?

Hábleme sobre usted.
Fale sobre você!

¿Por qué está interesado en nuestra compañía?
Por que está interessado em nossa empresa?

¿Por qué dejó usted su último trabajo?
Por que saiu do seu último emprego?

¿Por qué se considera la persona adecuada para este puesto?
Por que você acha que é a pessoa certa para esta posição?

¿Puede hablarnos un poco sobre usted?
Você pode falar um pouco sobre você?

¿Y cuáles son sus principales defectos?
E quais são os seus principais defeitos?

 

 


Faça mais pelas suas conquistas. Faça Fisk.

Saia do básico com o método de ensino Fisk! Aqui, além de aulas dinâmicas, material moderno e professores sempre atualizados, você conta com a ajuda do Cyber Fisk, nossa plataforma gamificada com conteúdos interativos para você praticar o idioma de maneira divertida! Venha conhecer os cursos que já transformaram a vida de 15 milhões de pessoas.