Você se preparou profissionalmente por anos, desenvolveu suas soft e hard skills e agora tem a chance de alcançar a vaga que sempre quis. Mas, entre você e esse sonho profissional existe mais uma etapa: uma entrevista de emprego… em inglês!

Muita gente se sente insegura e preocupada com a possibilidade de não conseguir demonstrar todo seu potencial em outra língua diante do entrevistador, mas mantenha a calma! Se o seu histórico profissional despertou o interesse da empresa, boa parte do caminho já está percorrido. Basta, agora, mostrar como você é e aguardar o resultado do processo seletivo. Para dar um boost nas suas chances, confira as dicas valiosas que a gente elencou abaixo.

 

1. Prepare-se para a situação

Nesse ponto, não há uma grande diferença para uma vaga com uma entrevista em inglês ou em português. Saber mais sobre a empresa que está com a vaga aberta - e o mercado em que ela atua - é fundamental. Isso vai dar a você a possibilidade de estudar um pouco sobre o vocabulário técnico (se necessário) e deixar o seu terreno preparado para que o recrutador possa fazer suas perguntas sem despertar em você surpresa com os temas abordados.

 

2. Tenha em mente suas eventuais limitações na língua

Normalmente, uma dica que se dá para entrevistas de emprego é “seja você mesmo” ou “seja natural”. Essa dica também se aplica a uma entrevista em inglês, porém ser natural vai exigir de você uma autoanálise sobre a sua fluência e vocabulário.

É fundamental que, a partir da sua autenticidade, o recrutador compreenda suas limitações, para que ele possa se comunicar efetivamente com você. Não adianta fingir estar à vontade com um nível de inglês muito avançado se essa não for a sua realidade. Responda tudo com naturalidade, de acordo com as suas possibilidades. Um bom recrutador vai saber medir isso corretamente e fazer uma entrevista proveitosa.

 

3. Busque ser mais formal

Gírias podem ser muito divertidas no dia a dia ou conversando com seus amigos on-line, mas na hora de uma entrevista profissional, o uso de uma gíria fora de contexto pode ser um enorme tiro no pé!

Não se esqueça de tratar o recrutador com respeito, evitando tratamentos que parecem comuns, mas que possam passar uma sensação de intimidade que não existe entre as duas partes.

 

4. Cuide dos seus vícios de linguagem

É sempre complicado pensar em duas coisas ao mesmo tempo: o tema a ser abordado e a maneira com a qual devemos enunciar algo. Se isso já demanda um certo esforço na sua língua nativa, imagine então em uma língua estrangeira.

É muito comum pontuarmos frases com expressões como you know, like ou I mean. Elas funcionam como um timer que nosso cérebro aciona enquanto busca as próximas palavras que queremos falar, e têm o mesmo efeito que o nosso “éééé”...

Mas, infelizmente, esses vícios podem passar a impressão de insegurança no caso de uma pergunta importante. O ideal, então, é prestar atenção durante toda a pergunta do recrutador, montar a resposta mentalmente e só então começar a responder. Sair respondendo rapidamente não é sempre a melhor opção, principalmente quando temos que pensar em uma outra língua. Em resumo: estruture sua resposta mentalmente antes de começar a responder!

 

 

5. Ensaiar não faz mal a ninguém

Vamos ser francos: independente da vaga e da empresa, algumas questões são bastante padronizadas em entrevistas de emprego, e você pode estar com algumas respostas ensaiadas antes mesmo de sair de casa para conversar com o RH.

Temos um post sobre este tema já publicado aqui no blog. São 10 perguntas que normalmente são feitas em entrevistas de emprego em língua inglesa. Após conferir toda essa postagem, não se esqueça de dar uma passada lá também!

 

6. Dê uma polida no seu inglês profissional

Ao conversar com um recrutador, você, certamente, usará jargões e vocabulário específicos da sua área de atuação.

Nossa sugestão é fazer, previamente, uma lista de palavras importantes. Procure as que você mais usa no dia a dia - em inglês, claro - e busque ler ou assistir vídeos no YouTube sobre temas relacionados à sua profissão. Com certeza, essas palavras vão brotar aos montes e você vai poder não só se certificar dos seus significados como também treinar a pronúncia!

 

7. Calibre o seu tempo de fala

Ficar quieto demais, com medo de expor seu conhecimento parcial na língua, vai atrapalhar o recrutador na hora de conseguir avaliar seu conhecimento profissional. Por outro lado, sair falando até ficar com a boca seca também não é animador para quem o entrevista. Afinal de contas, é ele quem precisa fazer perguntas para saber mais sobre você.

 

8. Confie em si mesmo

Mostre segurança. Evite perguntar como foi ou como está o seu desempenho durante a entrevista. É você que deve demonstrar o domínio da situação. Um entrevistado inseguro vai fazer com que o recrutador também fique inseguro com relação às suas habilidades.

 

 

Uma entrevista de emprego em inglês pode parecer bastante desafiadora, mas se você tiver consciência do seu conhecimento, as coisas fluirão com muita naturalidade, o que é um fator fundamental para que se crie um elo positivo entre as duas partes.

Você sabe da sua competência! Então relaxe e mostre que quem sairá perdendo é a empresa se não tiverem você na equipe. Mas, como sempre, sem exageros!

 


Seu sucesso faz a nossa história. Vem pra Fisk!

Quem mudou o ensino de idiomas, certamente, vai mudar a sua trajetória! A Fisk oferece aulas presenciais ou on-line, muita interatividade com a plataforma Cyber Fisk, certificações internacionais e vários outros benefícios. Cadastre-se para receber mais informações.