Uma das celebrações mais antigas do mundo, o Natal é recheado de tradições e símbolos milenares! A decoração, os pratos típicos, as tradições da véspera e do dia… enfim, tudo isso o torna uma celebração mágica. E apesar de ser uma data cristã, o Natal é comemorado por diversas culturas e povos que também foram responsáveis por ajudarem a reunir as tradições da festa como conhecemos hoje.

Vem com a gente conferir as origens dos 3 maiores símbolos universais do Natal:

1. Árvore de Natal
Dentro do conceito que conhecemos hoje, os primeiros registros das árvores natalinas datam do século 16, no Norte da Europa (onde o pinheiro é bastante popular). Já a difusão para o mundo todo aconteceu na década de 1840, graças ao príncipe Albert (marido da rainha Vitória, da Inglaterra) que montou uma árvore de Natal no Castelo de Windsor. Como a influência do império britânico era enorme naquela época, não foi de se estranhar que o costume se espalhasse por todo o mundo.

2. Papai Noel e renas
A história do bom velhinho que entrega presentes foi inspirada em São Nicolau, um bispo nascido no século III que viveu em Mira (onde hoje é a Turquia) e fazia ações caridosas com as crianças. Porém, foi só após sua popularização europeia que ele ganhou a origem no Polo Norte e a companhia das renas. E se você já ouviu a história de que a imagem barbuda, rechonchuda, com o saco de presentes e a roupa vermelha veio de um anúncio de um refrigerante, saiba que é verdade! A propaganda foi criada em 1931. Até então, suas roupas eram ilustradas em diversas cores, como o verde, o azul e o amarelo.

3. Presentes
Outra tradição milenar é a troca de presentes. Com origem na história dos 3 Reis Magos que levaram presente para o menino Jesus, a tradição segue até hoje e é um dos momentos mais aguardados pelas crianças.

Agora que você já sabe de tudo isso, corra comemorar essa data tão importante com aqueles que você ama! Merry Xmas!♥️