Como vai o seu inglês? E o seu espanhol? Muita gente acha que essas perguntas têm como resposta apenas uma visão muito subjetiva, como “eu falo bem” ou “eu falo mal”.

Mas o fato é que os níveis de proficiência são divididos em 6 categorias que permitem atestar com relativa segurança o nível de conhecimento de uma determinada língua falada por alguém.

A maneira mais confiável de medir a proficiência é através de testes elaborados por instituições de reconhecimento internacional os quais, inclusive, você pode realizar na Fisk!

 

 

Atualmente, o padrão mais aceito internacionalmente para classificar o domínio de qualquer idioma é estabelecido pelo Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (Common European Framework of Reference for Languages – CEFR).

Segundo ele, estes são os níveis de proficiência:

 

A1 - BÁSICO INICIANTE

Nesse nível a pessoa consegue entender e usar expressões básicas, assim como frases bem simples como, por exemplo, “qual é o seu nome?” ou “eu tenho 21 anos”. Para entender uma fala, é preciso que o interlocutor fale pausadamente e de maneira clara. A leitura é limitada pelo desconhecimento de certas estruturas gramaticais e pelo vocabulário reduzido.

Listening/Speaking
Entende instruções simples e participa de conversas objetivas sobre tópicos previsíveis.

Reading
Compreende informações básicas com vocabulário limitado.

Writing
Escreve frases simples.

 

A2 - BÁSICO INTERMEDIÁRIO

Se comparado com o nível anterior, o vocabulário do falante é mais extenso e, com isso, a capacidade de criação de frases é um pouco maior. Dessa forma, é possível estabelecer diálogos básicos.

Listening/Speaking
Compreende e expressa opiniões, instruções e necessidades em conversas objetivas e em contextos com os quais tem familiaridade.

Reading
Compreende textos simples e diretos com vocabulário básico.

Writing
Escreve frases simples e textos sobre informações pessoais.

 

B1 - FALANTE INDEPENDENTE BÁSICO

Pessoas que se enquadram nessa categoria possuem conhecimento da língua suficiente para interpretação mais complexas. Seja na leitura, compreensão ou capacidade de escrever, podem descrever situações, expectativas, além de executar argumentos com razões e justificativas, mesmo superficialmente.

Listening/Speaking
Compreende e expressa opiniões e informações sobre tópicos com os quais tem familiaridade. Também mantém conversas simples do dia a dia.

Reading
Compreende textos simples e deduz significados de alguns vocábulos desconhecidos pelo contexto.

Writing
Escrever textos simples sobre assuntos familiares ou previsíveis.

 

B2 - FALANTE INDEPENDENTE AVANÇADO

Falantes com essa classificação possuem vocabulário, capacidade de compreensão e leitura superior à categoria anterior. Por isso, já podem conversar com maior naturalidade. A velocidade com que seu interlocutor fala tende a ser um menor impedimento para compreensão de temas.

Listening/Speaking
Compreende e discute sobre tópicos específicos com fluência limitada.

Reading
Compreende informações gerais e detalhes específicos em uma gama maior de textos e gêneros, deduzindo o significado de alguns vocábulos desconhecidos pelo contexto.

Writing
Escreve parágrafos claros e detalhados sobre tópicos de conhecimento geral.

 

C1 - PROFICIENTE AVANÇADO

No nível C1, a pessoa fala e entende a língua de maneira mais natural, já que possui vocabulário vasto, sendo capaz, por exemplo, de entender textos técnicos. Com relação à expressão verbal, o falante se expressa com clareza, utilizando frases e construções complexas.

Para pessoas que almejam ter empregos onde a língua estrangeira é fundamental ou que desejam vistos de trabalho em outros países, esse é geralmente o nível requerido.

Listening/Speaking
Compreende e argumenta com facilidade sobre tópicos que já tem domínio, além de conseguir debater sobre temas com os quais está menos familiarizado com fluência moderada.

Reading
Compreende uma ampla gama de textos e gêneros, inclusive que tratam de áreas específicas de conhecimento e, além disso, deduz com facilidade o significado de palavras desconhecidas.

Writing
Escreve redações bem desenvolvidas que tratam de áreas específicas de conhecimento, demonstrando um robusto conjunto de vocabulário e estruturas linguísticas.

 

C2 - DOMÍNIO PLENO

Essa é a classificação para as pessoas, de fato, fluentes em uma língua estrangeira. Elas compreendem virtualmente qualquer informação recebida, percebendo sutilezas linguísticas. Exprimem-se de maneira espontânea e com exatidão, podendo debater de maneira clara e precisa. Lê e compreende com facilidade textos complexos.

Listening/Speaking
Entende e discute sobre tópicos complexos com uma fluência nativa ou próxima disso.

Reading
Compreende rapidamente e com precisão uma ampla gama de textos gerais e específicos, além de deduzir facilmente os vocábulos que desconhece.

Writing
Escreve redações bem desenvolvidas, utilizando corretamente um vasto repertório de vocábulos, estruturas linguísticas e pontuação.

 


Saiba mais sobre a importância de possuir uma Certificação Internacional

 

Agora que você já conhece as classificações oficiais e que não se trata de apenas saber “bem” ou “mal” a língua, que tal fazer o nosso teste gratuito para ter uma noção do seu conhecimento em espanhol ou em inglês?

 

 

Lembre-se: você não precisa se preocupar sobre quanto tempo vai demorar ou se é complicado se tornar fluente. O aprendizado de uma língua é um processo orgânico, e usando o nosso método para aprender inglês ou espanhol, vai ser divertido também!

 


Dê um PLAY na sua vida. Faça Fisk.

Chegou a hora de tirar os seus sonhos do PAUSE. A Fisk oferece aulas presenciais ou on-line, muita interatividade com a plataforma Cyber Fisk, certificações internacionais e vários outros benefícios. Cadastre-se para receber mais informações.