Os meses são um assunto comum no dia a dia e, por esse motivo, é importante aprender esse vocabulário se você pretende se tornar fluente na língua inglesa!

Você já parou para pensar que, apesar de estar acostumado a falar sobre datas, possivelmente nunca ouviu falar sobre a origem desses nomes? Por trás deles existe uma longa história e a nomenclatura que usamos tem uma razão de ser.

Já fizemos um post aqui no blog explicando a origem dos nomes dos dias da semana e agora é a vez de entender um pouco mais sobre a origem dos meses e como construímos frases em inglês com esse vocabulário.

 

English Português Origem do nome
January janeiro Janeiro vem de Janus. Para os Romanos, Janus era o deus dos inícios, fins e das transições. Era representado como um deus com duas faces.
February fevereiro A origem de fevereiro é o deus Februus (Fébruo, em português). Februus era o deus da purificação e em seu nome havia um grande festival na época do ano que se tornou o ‘seu’ mês, marcando a proximidade do início da Primavera.
March março Em março, com o fim do frio no hemisfério norte, era a época do início das plantações, mas também das campanhas militares. Por isso, várias comemorações religiosas aconteciam em homenagem ao deus Martius (Marte). Durante muito tempo, esse foi o mês de abertura do calendário.
April abril Existem duas teorias para esse nome. Uma delas é de que ele vem do verbo em latim "aperire", que significa "abrir", em função das flores que desabrocham nessa época. Outra teoria é de que tenha vindo da palavra Aprilis. Nesse caso, a origem seria da divindade etrusca Apru (Vênus na mitologia romana).
May maio O nome desse mês também tem duas possíveis origens. A primeira está ligada à deusa Maia, relacionada à fecundidade. A segunda, a “maius”, os chamados “maiores”: idosos que eram homenageados naquela época do ano.
June junho Juno, que deu origem ao nome do mês, era uma importante deusa na mitologia: filha de Saturno, esposa de Júpiter e mãe de Marte. Protegia as mulheres e os casamentos.
July julho O nome vem do imperador romano Júlio César que criou o calendário juliano, precursor do atual calendário gregoriano.
August agosto Aqui, a origem é o nome de outro imperador romano. O interessante é que, assim como Júlio César, César Augusto também se homenageou, fazendo um ajuste no calendário e dando 31 dias para o mês.
September setembro Como o calendário pré-gregoriano começava no mês de março, após agosto, os meses eram denominados apenas pela sua sequência numérica, ou seja, o mês sete, oito, nove e dez.

Em latim: septem, octo, novem e decem.
October outubro
November novembro
December dezembro

 

Atenção: enquanto em português os nomes dos meses começam com letra minúscula, em inglês devemos utilizar a primeira letra maiúscula.

 


Aprenda a contar de 1 a 1000 em inglês.

 

As formas abreviadas dos meses

Veja como abreviar os nomes dos meses em inglês.

English Português
JAN JAN
FEB FEV
MAR MAR
APR ABR
MAY MAI
JUN JUN
JUL JUL
AUG AGO
SEP SET
OCT OUT
NOV NOV
DEC DEZ

 

 

Como construir frases com os meses

Quando vamos falar sobre datas em inglês, podemos utilizar as preposições in e on, mas cada uma tem um uso específico.

On

Você vai usar on quando o mês está associado a um dia específico. Ou seja, se você vai falar uma data completa.

My mother was born on January 16, 1937.
Minha mãe nasceu em 16 de janeiro de 1937.

On the 7th of September, 1822, Brazil became an independent country.
Em 7 de setembro de 1822, o Brasil se tornou um país independente.

We had our final exam on December 3rd.
Nós fizemos nossa prova final em 3 de dezembro.

We will arrive on December 26, 2022, just after Christmas.
Nós vamos chegar em 26 de dezembro de 2022, logo depois do Natal.

In

Use o in quando você for mencionar apenas o mês.

The Board of Directors discussed this issue in December.
O conselho da empresa discutiu esse tema em dezembro.

Our Congress will pass a law about this in September.
Nosso Congresso vai aprovar uma lei sobre isso em setembro.

We broke up in June, 2018.
Nós terminamos nosso relacionamento em junho de 2018.

I guess I’ll be back in May.
Eu acho que estarei de volta em maio.

 

 

Agora que você já sabe de onde vieram os nomes e como utilizá-los em diferentes situações, dê uma treinada durante o seu dia a dia, fazendo as suas anotações pessoais e usando as datas na língua inglesa.

Aproveite e dê mais uma passeada pelo nosso blog! Tem um monte de dicas superinteressantes para o seu inglês ficar cada vez melhor.

 


Dê um PLAY na sua vida. Faça Fisk.

Chegou a hora de tirar os seus sonhos do PAUSE. A Fisk oferece aulas presenciais ou on-line, muita interatividade com a plataforma Cyber Fisk, certificações internacionais e vários outros benefícios. Cadastre-se para receber mais informações.