Toda viagem tem duas características bem marcantes logo no início. A primeira é a empolgação acompanhada da expectativa de que, quando você chegar ao seu destino, sua vida vai mudar. A outra, é a preocupação com o caminho. Será que vai ser difícil? Será que vai demorar?

Aprender outro idioma a partir do zero é mais ou menos assim. Por isso, muitas pessoas começam e, pouco tempo depois, perdem velocidade no percurso.

A vantagem, no caso do inglês, é que ele está presente em praticamente tudo ao nosso redor. Basta pensar na internet (cujo nome tem origem nessa língua), nas redes sociais que usamos, nos sites de busca, nas marcas de produtos… É tanta coisa que nem percebemos mais.

Isso aponta para uma coisa interessante: ninguém começa do zero absoluto. Nossos ouvidos já ouviram e nossos olhos já leram alguma coisa. Vamos começar a examinar esse tema a partir desse ponto!

 

Reading, Listening, Speaking e Writing

Como mencionamos, sua experiência de vida já inclui um pouco de cada uma dessas habilidades. Você, certamente, já leu palavras como game, apple, phone e outras. Portanto, alguns sons já estão na sua cabeça e significados já estão gravados.

Reading

Reading é o processo de ler em inglês. Por exemplo, quando vemos a expressão Smart TV, sabemos que é uma "TV Inteligente". E quando nos deparamos com as palavras artificial intelligence, logo entendemos que é "inteligência artificial". A chave para começar o seu processo de reading é a aquisição de vocabulário.

Listening

Listening é a capacidade de ouvir e entender o que outra pessoa fala. É ela que vai dar início ao seu processo de comunicação. Ou seja, a leitura permite que você se desenvolva de uma maneira solitária, enquanto com o listening você já começa a trocar informações!

Tenha em mente que essa habilidade é aprimorada com o tempo, porque pessoas falam com registros e sotaques diferentes. Alguns se acostumam mais com o inglês falado nos Estados Unidos e outros com o do Reino Unido, por exemplo. Alguns sotaques são fáceis de entender, enquanto outros, como o dos galeses e irlandeses, podem representar um certo desafio.

Mas, novamente, seu repertório não está no zero absoluto. Ao ouvir palavras como game, apple, phone e day, sua cabeça já vai dar um sinal: "Ei! Eu entendo isso!".

Speaking

Essa é a habilidade de falar e se expressar verbalmente em inglês. Para dar início à prática dela, é indicado repetir aquilo que você ouve. Essa repetição ajuda a fixar a pronúncia correta e a estruturar frases.

Praticar speaking desde o início é fundamental, pois permite que você se acostume a usar o idioma ativamente. Não tenha medo de cometer erros; é através deles que se aprende.

Writing

Das três capacidades, essa geralmente é a que demora um pouco mais para se desenvolver. Mas não se preocupe… ela vai acabar vindo naturalmente também!

· Será que apple se escreve com um ou dois “Ps”?
· Será que aquela palavra começa com “H”?

São dúvidas que às vezes temos mesmo no português, portanto não há motivo algum para entrar em pânico ou desistir do aprendizado por causa disso.

 

Treinar e treinar

Tudo em nossa vida é questão de treino. Muitas coisas vão ficando cada vez melhores e nem por isso ficamos nos perguntando: “será que eu sou bom nisso”?

Afinal, como aprendemos matemática, a dirigir, a falar em público ou como passar fases de um jogo? Através de inúmeras tentativas até chegar ao resultado esperado.

Então, confira algumas dicas que podem auxiliar você a se desenvolver no inglês.

Seja curioso

No dia a dia, de vez em quando, pare e pense: "Como será essa palavra em inglês?" Existem várias expressões que têm correspondências diretas em inglês, outras não. Então vale parar e dar uma olhada para fazer seu vocabulário crescer.

Esqueça as traduções

Se você vai começar o seu caminho para a língua inglesa, esqueça os filmes e vídeos traduzidos e pule direto para os legendados. Você vai acostumar seu listening muito mais rápido e vai, também, começar a aprender palavras novas em um ritmo mais acelerado!

Não tenha vergonha

O fato de você ter um sotaque forte no começo não quer dizer que sempre vai ser assim. Com a prática, é possível se aproximar cada vez mais do jeito que um nativo se comunica.

Mas vale lembrar que nem toda pessoa fluente tem um sotaque nativo, portanto, essa deveria ser a menor das suas preocupações no começo.

 

Sons

Já que estamos falando de sons e sotaques, comece pelo básico. As letras do alfabeto e seus sons!

A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

 

Vocabulário

Aqui está uma dica valiosa para acelerar seu aprendizado: comece com palavras e expressões simples que irão aproximá-lo rapidamente de uma comunicação básica em inglês. Essas sugestões são ideais para os seus primeiros passos:

Números

Certamente, você vai precisar usar números para falar sobre a sua vida, em frases como “eu tenho duas irmãs” ou “eu moro lá faz três anos”. Portanto, vamos a eles!

Número Pronúncia
0 zero, oh
1 one
2 two
3 three
4 four
5 five
6 six
7 seven
8 eight
9 nine
10 ten
11 eleven
12 twelve
13 thirteen
14 fourteen
15 fifteen
16 sixteen
17 seventeen
18 eighteen
19 nineteen
20 twenty
21 twenty-one
22 twenty-two
23 twenty-three
24 twenty-four
25 twenty-five
26 twenty-six
27 twenty-seven
28 twenty-eight
29 twenty-nine
30 thirty
40 forty
50 fifty
60 sixty
70 seventy
80 eighty
90 ninety
100 one hundred
101 one hundred and one
102 one hundred and two
110 one hundred and ten
111 one hundred and eleven
112 one hundred and twelve
120 one hundred and twenty
130 one hundred and thirty
200 two hundred
300 three hundred
900 nine hundred
1000 one thousand
10.000 ten thousand
100.000 one hundred thousand
1.000.000 one million
1.000.000.000 one billion

 

Verbo To Be

Esse é provavelmente o primeiro verbo que você vai ver no inglês. Ele cumpre as funções de “ser” e “estar” no português. Em geral, você vai notar que as conjugações da língua inglesa são muito mais simples que no português!

Simple Present
English Português
I am Eu sou / estou
You are Você é / está
He is Ele é / está
She is Ela é / está
It is Ele / Ela (pronome neutro usado para objetos, animais, assuntos, etc.) é / está
We are Nós somos / estamos
They are Eles / Elas são / estão

 

Frases comuns

Aqui vão algumas frases que são extremamente simples de se lembrar e que são utilizadas em vários diálogos!

Hi! My name is…
Olá! Meu nome é…

What’s your name?
Como você se chama?

How are you?
Como vai?

I’m fine, thanks.
Vou bem, obrigado/a.

How old are you?
Quantos anos você tem?

Where are you from?
De onde você é?

I’m from Brazil.
Eu sou do Brasil.

Goodbye! See you later.
Tchau! Te vejo mais tarde.

 

Palavras ligadas a datas

Dias da semana, meses e estações do ano também são palavras importantes para se conhecer e ir decorando.

English Português
Dias da semana
Sunday Domingo
Monday Segunda-feira
Tuesday Terça-feira
Wednesday Quarta-feira
Thursday Quinta-feira
Friday Sexta-feira
Saturday Sábado
Meses do ano
January Janeiro
February Fevereiro
March Março
April Abril
May Maio
June Junho
July Julho
August Agosto
September Setembro
October Outubro
November Novembro
December Dezembro
Estações do ano
Spring Primavera
Summer Verão
Autumn / Fall Outono
Winter Inverno

 

 

E agora?

Reparou quanta coisa é possível aprender em um curto prazo de tempo, e como você, provavelmente, já conhecia uma boa parte do que colocamos aqui até agora?

Essa é a ideia!

Pense no longo prazo

Como dissemos, o aprendizado de uma língua é uma viagem e você vai poder escolher até onde deseja chegar. Você quer ter domínio suficiente para se comunicar em uma viagem internacional, para um bate-papo rápido na internet ou para ser fluente?

Estabelecido esse plano, simplesmente comece! Não adie mais. O inglês vai ser uma ferramenta importantíssima para o seu desenvolvimento pessoal!

Preciso de um professor?

O ideal, para ganhar velocidade e manter-se motivado, é ter um professor. Mas também existe algo importante que é o que chamamos de “método”. Lembre-se de que não é porque alguém fala bem uma língua que pode ser professor, senão seríamos todos professores de português!

Métodos são sistemas desenvolvidos por anos. A Fisk, por exemplo, possui seus próprios materiais didáticos, elaborados por uma equipe pedagógica qualificada e atualizada. O método está em constante evolução, acompanhado de diversos recursos tecnológicos.

A Fisk tem mais de 65 anos de trajetória e milhares de alunos formados, garantindo um ensino forte e eficaz.

Preciso treinar sempre?

Sim! Mas a vantagem é que treinar inglês pode ser divertido, vendo séries de TV, ouvindo músicas que gosta ou lendo sobre assuntos do seu interesse, seja sobre uma cantora internacional, seja sobre a Premier League!

Qual a chance de eu ter um inglês fluente?

Cem por cento! Com dedicação, método, tecnologia e didática, não tenha dúvidas: você pode chegar lá!

 

 

Começar seu inglês a partir do zero parece um desafio enorme. Mas não se engane, isso não é verdade!

Passeie um pouco mais pelo nosso blog e veja tudo o que temos à disposição. E lembre-se: se precisar de apoio nessa sua jornada, considere a Fisk como primeira opção.

Sabe por quê? Porque somos a primeira grande rede de ensino de línguas do país. Desse negócio a gente entende!

 


Quer fazer acontecer? Faça Fisk.

A Fisk oferece aulas presenciais ou on-line muita interatividade com a plataforma Cyber Fisk certificações internacionais e vários outros benefícios. Aqui você conquista sua autonomia para falar com o mundo! Cadastre-se para receber mais informações sobre nossos cursos.