Tem quem pense que os profissionais de publicidade e marketing usam muitas expressões em inglês apenas para se exibir, mas não é bem assim. Várias profissões têm expressões próprias (jargões), seja pela origem estrangeira da técnica ou porque a palavra faz mais sentido em outro idioma.

Pode reparar: advogados usam expressões em latim e não é porque não há tradução para o português dessas frases. Na área de TI isso também ocorre. Tanto que a expressão “deletar” acabou sendo incorporada ao português e, muitas vezes, nem lembramos mais que a origem vem da palavra “delete” (apagar) em inglês.

Vamos apresentar algumas palavras e siglas de origem inglesa usadas na área de comunicação e marketing!

 

1. Benchmarking
Fazer benchmarking é fazer comparações de resultados ou ideias utilizadas pelos concorrentes ou pela própria empresa no passado para se construir um planejamento de comunicação, ou buscar correções de rota em uma ação já em andamento.

 

2. Lead
Um lead é um potencial cliente obtido por meio de ações de comunicação. Muitas vezes os leads são considerados como mais “frios” ou mais “quentes” de acordo com a sua real possibilidade de se transformar de “potencial” para “consumidor ou cliente”.

 

3. Bounce Rate
Bounce poderia ser traduzido livremente por “quicar”. Dentre as inúmeras pessoas que entram em um site em um dia, a grande maioria delas vai embora, sem ver outra página e, muitas vezes, ficam apenas alguns segundos até se decidirem se vão continuar naquele site ou não. Bounce rate (taxa de rejeição) é a relação entre o número de pessoas que entra em uma página de um site e o número de pessoas que permanecem navegando nele. Quanto maior o bounce, pior o resultado.

 

4. E-mail Marketing
E-mail marketing é a estratégia de se comunicar com consumidores e potenciais consumidores por meio de uma série de e-mails, muitas vezes apresentando ofertas.

Lembrando que a própria palavra e-mail também tem origem na língua inglesa:

E-: Electrônico
Mail: Correio

 

5. Market Share
Market share é a parcela do mercado que um produto ou serviço detém. Por exemplo, a Fisk, com centenas de escolas em todo Brasil, tem uma grande market share no mercado de escolas de línguas (e a gente se orgulha muito disso!).

 


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6. Newsletter
Newsletters são ferramentas de comunicação para aumentar a proximidade das empresas com consumidores e potenciais clientes que oferecem conteúdo de interesse, como dicas, novidades, um resumo recente das principais matérias publicadas, além de ofertas.

 

7. Geomarketing
Como o próprio prefixo da palavra sugere (geo), estratégias de geomarketing são aquelas em que a posição geográfica do consumidor tem grande importância na obtenção de resultados positivos. Por exemplo, em um país como os EUA, focar a comunicação de vendas de roupas de inverno no norte tende a ser muito mais eficiente do que no Hawaii, por exemplo.

 

8. Big Data
Big data é o trabalho de coleta e análise de uma grande quantidade de dados, visando a descoberta de oportunidades comerciais. É, por exemplo, por meio de big data, que o Facebook “sabe” o que você mais gosta para indicar as melhores oportunidades para os seus anunciantes.

 

9. Remarketing
Alguma vez você entrou em um site para procurar um produto e, logo depois, começou a receber um monte de propagandas deste produto enquanto navegava na internet, no formato de banners? Isso é remarketing: apresentar novamente um produto para um potencial consumidor, uma vez que ele já tenha demonstrado interesse ao visitar, por exemplo, uma página de um e-commerce (que, por sinal, é outra expressão de origem na língua inglesa).

 

10. Branding
Branding é uma palavra que ouvimos muito e basicamente representa a marca, seus valores, sua apresentação visual e o significado desejado junto aos seus consumidores.

 

 

11. Brand Persona
Brand persona é um conceito em que se “transforma” uma empresa e sua marca em uma pessoa. São decididos ou questionados elementos como, por exemplo: a marca seria representada por uma pessoa formal ou informal? Seria uma pessoa jovem ou madura? Que tipo de vocabulário essa pessoa usaria? Enfim, o máximo de elementos possíveis para que o consumidor, ao reconhecer uma marca, possa se sentir conversando com uma pessoa de verdade.

 

12. Buyer Persona
Buyer Persona é o estudo sobre o perfil do público com o qual a empresa preferencialmente vai se relacionar. Assim como na brand persona, é buscado um ou mais perfis de pessoas, com gostos, hábitos e estilos pessoais para entender como se comunicar com ela(s).

 

13. Webinar
É a junção das palavras web com seminar. Ou seja, uma palestra dada pela internet, com o objetivo de apresentar um conteúdo de interesse a um determinado público.

 

14. Briefing
Briefing é o conjunto de informações repassado aos elaboradores de um plano de comunicação ou vendas para que se possam tomar decisões das abordagens que tenham maior possibilidade de sucesso.

 

15. Keyword
Keyword é a junção de duas palavras em inglês (assim como no português “palavra-chave”). Uma boa seleção de keywords é fundamental para uma estratégia de sucesso em campanhas digitais, uma vez que o planejador “prevê” quais os termos de busca que o consumidor deverá pesquisar no Google para que, como resposta, encontre o seu produto ou um anúncio dele.

 


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16. Press Release (PR)
Press releases são matérias informativas enviadas por empresas de relações públicas informando fatos relevantes e/ou institucionais de um negócio ou empresa. Geralmente em linguagem mais formal, são escritas por jornalistas e "disparadas" por empresas especializadas.

 

17. UX
UX é a simplificação da expressão User Experience. UX é uma disciplina do marketing digital que busca entender os hábitos do consumidor que acessa sites e aplicativos. Entendendo como esse processo ocorre, as melhores técnicas podem ser aplicadas durante a construção de um site, de forma que o consumidor tenha mais facilidade de encontrar o conteúdo, oferta, produto ou serviço que uma empresa deseja apresentar.

 

18. KPI
KPI significa Key Performance Indicator (indicadores-chave de Desempenho), ou seja, quais as métricas (os números) mais importantes que podem ser obtidos para que se possa fazer a análise mais precisa possível dos resultados de uma ação de comunicação ou vendas.

 

19. SEO
SEO é a sigla para Search Engine Optimization. Search engines são os programas que fazem com que sites de busca, como o Google, encontrem as respostas daquilo que você está procurando. O sonho de qualquer empresa é que o seu produto seja logo um dos primeiros da lista que aparece como resultado da busca, porque, provavelmente, será um dos primeiros a ser clicado. SEO é, portanto, um conjunto de técnicas para tentar fazer com que o produto ou serviço de uma empresa “suba nas buscas”, ou seja, apareça o quanto antes diante dos olhos do consumidor.

 

20. ROI
ROI é a sigla para Return on Investment. ROI é um índice que é adquirido pela divisão do valor obtido com uma ação pelo investimento realizado. Ou seja, para que uma ação tenha tido algum sucesso, ele sempre deverá ser maior que 1. Um ROI de 3 quer dizer que o resultado da ação foi um valor 3 vezes maior que o investimento realizado para que a ação acontecesse.

 

 

Agora que você já conhece algumas das expressões e siglas em inglês ligadas ao Marketing ou Publicidade, que tal aproveitar e fazer um resumo das palavras que fazem parte dessa postagem? Reparou quanto vocabulário em inglês tem apenas nesse texto? Key, mail, experience, seminar, etc. Faça esse levantamento e treine ainda mais seu vocabulário!

 


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