Já pensou em conhecer um novo país ou em fazer um mochilão por destinos internacionais? Uma viagem para qualquer lugar do mundo pode ser uma aventura muito recompensadora mas, para que ela aconteça, você vai precisar planejar tudo com muita calma e antecedência.

Documentos, dinheiro, bagagens, passeios, itinerários… tudo isso precisa ser cuidadosamente analisado bem antes de toda a diversão realmente começar.

A Fisk separou uma listinha que pode ajudá-lo a tornar realidade o seu sonho de explorar culturas e ambientes desconhecidos.

1. Pesquisa e reflita

Tudo começa quando você decide o destino da sua viagem. A partir daí, será necessário reunir o maior número de informações possíveis sobre ele e tomar algumas decisões sobre suas prioridades.

Você deseja ir no inverno ou no verão? Você prioriza o conforto da sua estadia ou prefere economizar nas diárias ficando em um hostel com quartos comunitários? Você quer ir durante as temporadas de férias (que geralmente caem no verão e no inverno) ou prefere viajar em períodos menos movimentados (como na primavera e no outono)? De quantos dias será a sua estadia? Pretende realizar compras lá fora?

Essas são algumas das perguntas que você deve fazer a si mesmo e elas serão determinantes em relação aos seus gastos e às atividades que poderá planejar para os dias em que estiver turistando.

 

2. Orçamento

Agora que o panorama geral da sua viagem já foi estabelecido, está na hora de colocar tudo na ponta do lápis e avaliar se você já tem o dinheiro necessário ou se precisará juntar economias durante um tempo. Leve em conta o preço das passagens, o valor que deve ser despendido com hospedagem e pesquise na internet o gasto diário que outros viajantes experientes costumam estimar para o destino escolhido.

 

3. Passagens e seguro viagem

Acompanhar a evolução dos preços das passagens é um passo essencial! Existem diversos sites especializados onde você poderá comparar os melhores preços (dependendo dos dias em que a viagem será realizada) e também poderá programar alertas para promoções especiais.

Além disso, diversos países costumam exigir que você adquira um seguro para viagens. Assim, você não ficará na mão caso ocorra alguma emergência. Alguns cartões de crédito já garantem gratuitamente um seguro viagem a partir de uma compra de passagens. Verifique com sua operadora ou com seu banco se eles realizam esse tipo de cobertura.

 

4. Passaporte, visto e vacinas

O passaporte é, quase sempre, um item obrigatório para quem parte para um destino internacional. Ele não é solicitado para a entrada em diversos países da América do Sul, mas na maioria das vezes ele será o documento oficial solicitado para que você seja identificado.

Se você não tem um passaporte, ou se ele está vencido, você precisará fazer uma solicitação junto à polícia federal. Não perca tempo, pois os períodos de espera podem variar muito dependendo da época do ano.

Se seu passaporte estiver para vencer, consulte as regras do país de destino. Alguns exigem que, no ato da imigração, o passaporte tenha pelo menos 6 meses antes da data de validade!

Já com o passaporte em mãos, você também precisará confirmar se o país para o qual você está embarcando (ou mesmo fazendo escala) exige visto para brasileiros. Confira aqui a lista de países que requerem um visto prévio ao embarque.

Também é importante lembrar que diversos países exigem que você apresente um Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), principalmente em se tratando de locais em que a febre amarela é endêmica. No site da ANVISA você pode conferir as exigências do país de destino e verificar onde pode tomar as vacinas necessárias.

 

5. Hospedagem

Agora chegou a hora de reservar um lugar para ficar. Seja em um hotel ou em um hostel, é importante que você saiba que a localização conta muito! Estar perto de estações de metrô, por exemplo, vai tornar sua locomoção muito mais prática. Esteja atento às avaliações que o local já recebeu, confira as exigências para check-in e check-out e tire suas dúvidas antes de bater o martelo para a locação.

6. Defina um roteiro

Sabendo exatamente onde vai se hospedar, vai ficar muito mais fácil estabelecer roteiros para explorar a cidade e as atrações disponíveis. Observe como funcionam os sistemas de transporte e consulte mapas para calcular as distâncias entre a sua acomodação e as atrações turísticas. Além disso, ao chegar ao país, você poderá recorrer a diversos aplicativos turísticos para smartphone. Eles costumam disponibilizar mapas que contam com diversos pins que vão possibilitar um rápido entendimento dos arredores.

Essas são algumas das perguntas que você deve fazer a si mesmo e elas serão determinantes em relação aos seus gastos e às atividades que poderá planejar para os dias em que estiver turistando.

 

7. Faça as malas

Resista à tentação de levar todo o seu guarda-roupa como companhia para a sua viagem. Há limites de peso e de dimensões que devem ser respeitados: as regras para voos internacionais estabelecem, no caso da bagagem despachada, um limite de duas malas de até 32kg cada e, no caso da bagagem de mão, cada companhia aérea costuma fornecer medidas diferentes, dependendo do espaço disponível dentro das cabines de seus aviões.

Mas, a voz da experiência diz que você não vai querer ficar arrastando todo esse peso para cima e para baixo. Consulte as especificações da companhia que fará o seu voo e escolha apenas peças-chave adequadas ao clima que você vai encontrar pela frente. Viaje leve!

 

8. Embarque e conexões

Não marque bobeira! Para embarcar em um voo que sai do Brasil para o exterior, o recomendado é que você chegue com pelo menos 3 horas de antecedência no aeroporto. Assim você poderá fazer o check-in, despachar suas malas com tranquilidade e seguir para os procedimentos de embarque que são bem mais criteriosos do que os realizados para voos nacionais.

Já quando estiver voltando para casa, num aeroporto internacional, recomenda-se que o viajante chegue 2 horas antes da partida.

Se seu itinerário exige uma conexão, fique atento. As regras para a conexão podem variar conforme o país, mas há a possibilidade de você precisar passar pela imigração antes de seguir em direção ao próximo embarque. Ao sair do avião esteja atento às placas e às instruções dos comissários de bordo.

9. Imigração

Muita calma nessa hora! Respire fundo, seja educado e objetivo ao responder os questionamentos do oficial de imigração e leve consigo todos os documentos e comprovantes relacionados à sua viagem e à sua hospedagem. Você será recebido por um agente do país em um guichê e ele perguntará coisas como “qual o motivo da sua viagem”, “quanto tempo você vai ficar”, “onde você vai ficar” e, em alguns casos, “quanto dinheiro você traz consigo”.

 

10. Comunicação

Nessas horas, possuir algum domínio da língua inglesa pode facilitar muito as coisas, além de trazer uma certa tranquilidade pela compreensão total daquilo que está sendo perguntado. Se você ainda não domina o inglês, a Fisk oferece, além de cursos extensivos, a modalidade Speed, que garante a adultos um bom domínio do idioma em 18 meses.

De qualquer forma, se você não estiver seguro, sinalize que você não fala inglês ou o idioma do país que você vai visitar e demonstre que carrega consigo todos os documentos e comprovantes necessários para a sua viagem.

 


Vem pra Fisk!

Estudar para se aprofundar é sempre importante, pois o inglês é, cada vez mais a língua universal! Conheça nossos cursos e procure a unidade Fisk mais próxima de você.