Para cada papel que desempenhamos em nossas vidas, a necessidade de comunicação se altera: conversamos com amigos de maneira diferente do que com nossos avós e não é possível discutir futebol com o mesmo vocabulário que utilizamos numa empresa, por exemplo.
Por essa razão, resolvemos focar nesse tema aqui no blog, afinal, as skills necessárias para uma comunicação efetiva no ambiente de trabalho são bastante específicas e merecem uma atenção especial de quem deseja sucesso na carreira.
Confira a seguir as 5 habilidades fundamentais para se comunicar da melhor maneira com seus colegas de equipe.
1. Saber ouvir
Esta frase pode até ser um clichê, mas nem por isso deixa de ser verdadeira: “temos dois ouvidos, mas apenas uma boca”. A expressão denota a importância de ouvir antes de se pronunciar sobre um tema. Bons ouvintes são conhecidos pela sua capacidade de analisar e superar desafios com mais assertividade, uma vez que são abastecidos com mais informações antes de tomar decisões.
Além disso, ouvir é uma ferramenta importante no relacionamento profissional porque traz ao seu grupo a percepção de que os assuntos abordados são importantes para você, afinal, quem não demonstra interesse em ouvir pode passar uma imagem de desleixo profissional e arrogância às outras pessoas.
Saber ouvir também envolve o respeito a quem fala. Participar de reuniões e debates sem olhar nos olhos e ficar no celular, por exemplo, é um claro sinal de indiferença e, evidentemente, falta de educação.
Se seus colegas de trabalho falam inglês ou espanhol e você já tiver um bom domínio desses idiomas, vai poder participar de discussões profissionais não só compreendendo melhor as temáticas envolvidas, mas também mostrando sua capacidade.
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2. Ter clareza e concisão
No ambiente corporativo, o tempo é restrito e todos estão sempre ocupados. Portanto, para se comunicar com assertividade, o ideal é se preparar antes de reuniões, por exemplo, para evitar perda de tempo e confusão.
Concisão e clareza são atingidas por meio de um vocabulário adequado e, aí está a vantagem de ter fluência em outros idiomas, no caso de um evento em uma língua estrangeira.
Ser bem articulado faz das trocas de ideias momentos de maior produtividade porque as pessoas não precisam dar voltas para explicar o que elas querem dizer.
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3. Dar feedback
Muitas vezes esquecido na correria corporativa diária, o feedback é ferramenta poderosa para grupos que têm objetivos em comum. Assim sendo, saber dar feedback é estratégia de comunicação especialmente importante para times que desejam avançar em seus projetos com maior rapidez.
Dar feedback não é apenas julgar se uma tarefa foi cumprida com sucesso ou não. É avaliar e transmitir para cada parte envolvida o quão corretamente ela foi realizada. Além disso, podemos fornecer informações adicionais para que as próximas tarefas sejam cumpridas com ainda mais sucesso, em termos de qualidade ou de tempo para execução.
Quando feito em língua estrangeira, o feedback deve ser tratado com cautela para evitar que eventuais críticas não sejam percebidas de maneira incorreta. Também é importante tomar cuidado com as entonações, para que não soem muito negativas, e com expressões e brincadeiras que possam atrapalhar uma crítica construtiva.
4. Saber negociar
Saber negociar está longe de ser uma skill exclusiva das áreas comerciais das empresas. Se no dia a dia negociamos constantemente, imagine, então, no ambiente corporativo. São prazos, verbas disponíveis, salários, benefícios, estruturas de trabalho e formação de equipes, ainda que essa percepção nem sempre fique clara.
Negociar é um grande teste para todas as suas skills em língua estrangeira porque pode envolver necessidade de leitura e escrita ou de conversação.
Das negociações sairão as maiores oportunidades da sua carreira. Então, se o seu objetivo é disputar espaço em empresas multinacionais ou que tenham clientes que falam outros idiomas, vale começar a estudar técnicas de negociação o quanto antes.
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5. Ser flexível e adaptável
O seu trabalho em uma empresa não é restrito ao seu ambiente imediato e, ainda que seja, é importante saber se relacionar com as pessoas, independente de suas culturas, origens ou posições hierárquicas. Entender o conceito de diversidade é fundamental para uma trajetória profissional vencedora.
Isso não quer dizer que você deva falar as gírias dos mais jovens da empresa ou usar um vocabulário mais formal apenas por estar conversando com pessoas de mais idade, mas é importante estar atento para se adaptar a diferentes formas de comunicação dentro da empresa, de acordo com o momento e com o público. Tudo isso, se possível, deixando as pessoas confortáveis e seguras ao conversar sobre qualquer tema.
Repare que as cinco dicas que apresentamos não são especialmente difíceis de colocar no seu dia a dia profissional, mas elas podem ter um peso um pouco maior para quem ainda está aprendendo outro idioma.
No atual cenário econômico mundial, falar inglês ou espanhol não é mais uma questão de "se", mas sim de "quando". Em um mercado cada vez mais competitivo, o momento certo para começar a se destacar é agora!
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