Não tem quem não goste de viajar. Mas, fazer as malas é uma tarefa que costuma trazer muitas dores de cabeça.

A questão é que não adianta só reservar passagens e hospedagem, pensar com antecedência nos passeios e não estar atento à sua mala e como ela deve ser arrumada. As dicas básicas você já conhece: ficar de olho no clima, pensar se você vai ter programas mais sérios que exigirão roupas mais formais, e por aí vai...

Mas, como organizar tudo para facilitar a sua vida quando você chegar no destino?

 

Evite deixar as roupas “flutuando” dentro da mala

Lembre-se sempre de uma coisa: assim que a mala sai das suas mãos ninguém terá o mesmo carinho que você tem por ela, ou seja, ela vai ser jogada de lá para cá, muitas vezes com pouco ou nenhum cuidado.

Por essa razão, se você deixar muitos espaços entre as roupas e sacolas que você colocar dentro da mala, é certo que tudo lá dentro vai ser jogado para cima e para baixo. O resultado? Suas roupas vão amassar (ou coisa pior, dependendo de que objetos você está despachando).

Por isso, a ideia é sempre deixar as coisas pequenas para colocar no final. Roupas íntimas e meias enroladas são excelentes para preencher esses buracos e garantir que tudo fique mais compactado lá dentro.

 

Embale os frascos e evite vazamentos

O shampoo, o bronzeador ou a pasta de dentes podem fazer um enorme estrago dentro da mala se eles forem comprimidos demais e se abrirem. A ideia, então, é ter certeza que, caso isso aconteça, tudo o que tem lá dentro permaneça em perfeitas condições.

Uma boa saída é usar dois saquinhos plásticos transparentes, de preferência, com fechos “ziplock”. O primeiro você deixa ele de boca para cima e coloca as coisas dentro. O segundo, você coloca de boca para baixo, envolvendo o primeiro saquinho. São duas chances de evitar um prejuízo grande com um custo muito baixo!

Mas, atenção! Existe uma grande diferença entre levar frascos com líquidos em voos nacionais e internacionais. Confira, antes de fechar sua mala, como é a legislação dos países por onde vai passar.

 

De olho no peso

Seja na ida ou na volta, é importante verificar se a companhia que vai transportar você tem um limite de peso para as bagagens. Lembre-se de que, às vezes, você estará levando peso extra apenas por capricho. Arrumar bem uma mala para viagem é saber priorizar o que é mais importante e acaba sendo um exercício bem interessante para você ver o que realmente é fundamental para o seu dia a dia.

De qualquer forma, não se engane! Sempre pese a sua mala antes de viajar... e tenha em mente que, via de regra, sua bagagem vai estar mais pesada na volta se você é do tipo que não resiste a umas comprinhas. Portanto, o que define o peso da sua bagagem na ida é, na verdade, o peso que ela deverá ter na volta.

 

Peças do avesso

Roupas delicadas, como as de seda ou de paetês, paletós e casacos devem ser guardados do avesso, para evitar estragos. Jaquetas também podem ser viradas do avesso, com uma manga dentro da outra, para economizar espaço.

 

Dinheiro e objetos de valor

Não despache dinheiro, objetos de valor ou documentos na sua mala. Esse tipo de coisa deve viajar junto de você sempre, na bagagem de mão.

 

Faça a sua mala parecer única!

No fundo, a maior parte das malas de viagem são muito parecidas. Para evitar que outras pessoas peguem a sua mala sem querer, ou para ajudar a companhia aérea em caso de extravio, personalize a sua mala!

Vale de tudo: adesivos, tags penduradas na alça... quanto menos discreto melhor.

Aliás, essa é uma dica boa para evitar que você fique muito tempo na esteira de bagagem tentando descobrir qual é a sua mala.

 


Vem pra Fisk!

E por falar em malas, a Fisk tem décadas de bagagem em como ensinar seus alunos a aprender uma nova língua com um método único! São milhões de brasileiros que graças à Fisk, hoje, podem dizer que falam inglês e espanhol! Saiba mais sobre nossos cursos e procure nossa unidade mais próxima!