Quando você está aprendendo inglês, é necessário desenvolver quatro habilidades de comunicação: a compreensão auditiva, expressão oral, leitura e escrita.

O aprendizado é um processo único para cada pessoa e é natural que você alcance níveis distintos entre cada habilidade. A escrita, por exemplo, costuma trazer dificuldades e muita dor de cabeça aos estudantes. Um dos motivos é que, na língua inglesa, encontramos diversos pares de palavras com a mesma pronúncia, mas diferentes grafias.

Além disso, quando escrevemos, geralmente precisamos utilizar a língua de maneira mais formal e nos atentar à ortografia, afinal, ninguém quer deixar erros registrados em um texto. Palavras faladas vão embora com o tempo. Já aquelas que escrevemos...

A verdade é que não há segredos para melhorar a escrita. É preciso praticar! Por isso, a gente resolveu dar algumas dicas para quem quer treinar o writing e ficar cada vez mais fluente.

 

1. Leia muito

Você já reparou que, quando já temos um bom nível de leitura em português, paramos de ler as palavras letra por letra? Isso acontece porque nossa memória visual é responsável por internalizar a “forma” das palavras em nossa mente.

A mesma coisa vai acontecer em relação à língua inglesa! Dedicando-se à leitura, você vai passar a se acostumar à “forma” das palavras e, com isso, terá uma maior facilidade para se lembrar da grafia e, quando cometer algum erro, vai identificá-lo com agilidade.

Para evitar frustrações, comece com textos curtos sobre temas que goste ou entenda. Podem ser apenas alguns parágrafos! Não precisa encarar, logo de cara, textos longos e profundos, pois assim você pode se atrapalhar com alguns vocábulos e estruturas que ainda desconhece.

Com o passar do tempo, pegue trechos maiores. Se conseguir ler em voz alta, melhor ainda!

 

2. Faça cópias

Talvez você não se lembre, mas no seu processo de alfabetização em português, a professora pedia para copiar textos. Por que não fazer isso em inglês também?

A grande vantagem da cópia é que você tem como base um texto que já está escrito corretamente. Essas palavras vão ser visualizadas, internalizadas e replicadas, ativando a sua memória visual.

Como no caso da leitura, o ideal é escolher temas do seu gosto. Assim, além de treinar sua escrita, vai aprender coisas novas sobre um assunto do seu interesse.

Ah, e não é preciso conhecer todas as palavras para copiá-las. Quando terminar, releia e pesquise os termos desconhecidos. Mais um ponto de aprendizado!

 



 

3. Faça anotações em inglês

Isso pode até passar despercebido, mas todo mundo faz uma anotação aqui e outra ali, deixando um recado ou lembrete para si mesmo.

É uma ação que ocorre de maneira natural e, por isso, pode ser uma excelente forma de treinar a escrita e exercitar o vocabulário. Anote, sem muita preocupação, seus compromissos, tópicos discutidos em uma reunião, listas de compra, datas e horários, entre outros.

Esse passo é importante porque, além de exercitar a escrita, você também vai ativar o hábito de pensar em inglês.

 

4. Mantenha um diário

Uma maneira de tornar a escrita um hábito é passar a alimentar um diário pessoal, afinal, ninguém entende mais da sua vida do que você mesmo.

Você pode tratar de assuntos diversos e vai aprender a falar mais sobre si mesmo e suas vivências, reunindo um grupo de palavras relacionadas ao seu dia a dia.

Se você é estudante, vai acabar usando mais palavras relacionadas à escola e ao ensino. Se é um arquiteto, por exemplo, vai usar termos técnicos e treinar a sua escrita para poder, mais tarde, trocar correspondências profissionais.

Enfim, um diário pessoal oferece uma infinidade de temas passíveis de serem tratados, além de ser uma maneira de consolidar registros pessoais para revisitar no futuro.

 


Você sabe a diferença entre thought, though, tough, through, thorough e throughout?

 

5. Chat e Grupos

Se você se interessa por fotografia, existem milhares de grupos na internet para discutir esse tema. Culinária? Carros? Fãs-clubes de artistas? Pois é... a internet se tornou um espaço incrível para que tribos se encontrem e discutam os assuntos que amam.

A ideia é procurar grupos em língua inglesa sobre os temas que mais gosta e escrever sem nenhuma vergonha. Ou seja, não adianta ficar lendo tudo no grupo e ficar escondido sem participar.

Faça um rascunho, dê uma revisada e utilize, com discernimento, algumas das ferramentas que a internet oferece para conferir o que pode ser melhorado em seu texto, sejam tradutores automáticos ou dicionários. Então, participe da discussão e compartilhe a sua opinião!

 

6. Não tenha medo de errar!

Quem não erra não aprende! Sempre que a gente se bloqueia por medo ou vergonha de errar acaba não dando o primeiro passo para desenvolver uma nova habilidade.

Lembre que até mesmo os falantes nativos da língua cometem erros! Por isso, o importante é ficar atento às suas falhas mais recorrentes, ter um bloquinho para anotar palavras e expressões que costumam gerar dúvidas e, de vez em quando, rever essas anotações.

Você vai perceber que, rapidamente, esses erros ou vícios vão desaparecendo e novos podem aparecer. Tudo bem, afinal você já deu um passo a mais em direção a uma escrita fluente!

 

 


Faça mais pelas suas conquistas. Faça Fisk.

Nosso objetivo é desenvolver suas habilidades para que você possa se comunicar com o mundo, por meio de aulas presenciais ou on-line, muita interatividade com a plataforma Cyber Fisk, certificações internacionais e vários outros benefícios. Cadastre-se para receber mais informações.