Graças à música latina, às comidas deliciosas e, claro, aos memes, você provavelmente já conhece diversas palavras em espanhol. Já pensou em tirar uma siesta antes de sair para comer tapas e mojitos em uma fiesta? Aposto que sim! ????

Você pode perguntar: mas estudar espanhol é um bom investimento de tempo e dinheiro? E a gente vai responder: ¡Claro que sí!

Aliás, aqui estão algumas boas razões pelas quais você deve aprender espanhol:

 

São 21 países e mais de 530 milhões de falantes

O espanhol é uma língua oficial ou bastante significativa em 21 países espalhados pela Europa, América, África e Ásia, e possui mais de 530 milhões de falantes nativos. Isso mesmo! Além da Espanha e de países da América Latina, o espanhol é uma língua falada na Guiné Equatorial e Saara Ocidental, e uma língua significativa em em Gibraltar, Andorra, Filipinas, Belize e EUA.

Ah, e nos EUA, o espanhol está muito presente. Embora os números variem, estima-se que a língua seja falada por cerca de 45 milhões de residentes como primeira ou segunda língua. Tudo isso confere ao espanhol o status de uma das línguas mais faladas do mundo.

Em ordem alfabética, conheça os 21 países no mundo que falam espanhol como língua oficial: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Espanha, Equador, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

O espanhol é uma das línguas nativas mais faladas, perdendo apenas para o chinês e o inglês, o que o torna um idioma incrivelmente útil para aprender.

 

É fácil de aprender…

Sim, não, depende! Depende da língua materna e dos idiomas que você já conhece. É mais fácil aprender um idioma mais próximo ao que você já fala. Isso acontece porque você encontra vocabulário, palavras, sons e alfabetos semelhantes. Na verdade, não importa qual seja sua língua materna, o espanhol geralmente não é uma língua difícil de aprender porque compartilha algumas semelhanças com muitas línguas. É claro que o idioma tem suas particularidades e desafios que podem ser diferentes para falantes de diferentes idiomas, porém, aprender espanhol vale o esforço!

 

Pronúncia e regiões

O espanhol é uma língua fonética, o que significa que é pronunciado como é escrito. Claro, existem diferenças de dialetos entre regiões e países – mas isso não impede de entender o significado. Por exemplo, os latino-americanos não usam o som /th/ (semelhante ao do inglês) que os espanhóis costumam usar ao pronunciar um /z/ ou /c/ em palavras como cerveza (“thervetha”) e gracias (“grathias”).

 

Muito bom para literatura

Quase todos os estudantes no exterior voltam para casa apaixonados por Cervantes ou pelo “Cien Años de Soledad” de Gabriel García Marquéz (vencedor do prêmio Nobel de Literatura) – e entendemos absolutamente o porquê. Mas há outros notáveis escritores de língua espanhola para conhecer e ler: Roberto Bolaño, Ildefonso Falcones, Julio Cortázar, Mario Vargas Llosa, Leonora Carrington e Carmen Martín Gaite, apenas para citar alguns.

 

Ótimo Idioma para os negócios

O espanhol é uma das seis línguas oficiais e de trabalho da ONU, UE, Organização dos Estados Americanos e União das Nações Sul-Americanas. Isso permite que grandes conexões comerciais e muitos investimentos sejam formados em todos os continentes.

Você sabia que nos Estados Unidos os hispânicos são o maior grupo minoritário e representam uma porcentagem importante do poder de compra do país para marcas e empresas?

Falando em negócios, olha essa informação: no Reino Unido foi demonstrado que a falta de habilidades linguísticas e a dependência de outras pessoas para falar inglês em interações comerciais custam à economia do Reino Unido cerca de 3,5% do PIB. Além disso, o relatório Language for the Future do British Council identificou o espanhol como uma das cinco principais línguas mais importantes pós-Brexit. Ou seja, a língua espanhola tem um futuro brilhante.

 

Incrível para ótimas experiências de viagens e diversão

Outra razão para aprender espanhol: Viajar! Esta é uma das experiências mais enriquecedoras que você pode ter, mas a qualidade dessa experiência será significativamente aprimorada pela capacidade de falar espanhol. A lista de países em que o espanhol é a língua predominante inclui destinos populares como Espanha, México, Cuba, Costa Rica e República Dominicana.

 

 

Você ainda está se perguntando por que deve aprender espanhol? Talvez a melhor razão seja se tornar fluente em uma língua que dará a você uma sensação incomparável de realização, além de uma série de outros benefícios que se combinam: melhor salário por você ser bilíngue e oportunidade de estudo e trabalho em outros países.


Dê um PLAY na sua vida. Faça Fisk.

Chegou a hora de tirar os seus sonhos do PAUSE. A Fisk oferece aulas presenciais ou on-line, muita interatividade com a plataforma Cyber Fisk, certificações internacionais e vários outros benefícios. Cadastre-se para receber mais informações.