Falar um segundo idioma é importante para se destacar no mercado de trabalho e no meio acadêmico, e muitos processos seletivos exigem certificações internacionais, como MET, TOEIC ® e TOEFL ® para comprovar sua proficiência no idioma.

Esses exames testam habilidades de audição, fala, leitura e escrita, avaliando aspectos como ortografia, pronúncia, gramática e vocabulário. Cada teste tem diferentes finalidades e cobre níveis de conhecimento linguístico específicos.

Por serem realizados dentro de um limite de tempo, estar preparado para eles é uma estratégia básica de sucesso. Por isso, selecionamos 8 dicas para você se dar bem. Confira a seguir.

 

1. Conheça o formato do exame

Antes mesmo de começar a estudar, certifique-se de entender o formato do exame que você vai fazer, pesquisando na internet. Compreenda a estrutura, o tempo de cada uma das etapas e em quais delas você tende a ficar mais confortável.

Entenda que ajustar-se às expectativas do exame te ajudará a se concentrar em áreas específicas, reforçando os seus pontos mais fracos e, com isso, administrando melhor seu tempo em cada uma das etapas.

 

2. Pratique com materiais didáticos

Tire proveito de materiais como livros de gramática, exercícios de vocabulário e simulados que colaborem com o repertório para a realização do teste, garantindo mais segurança.

Esses recursos podem ajudá-lo a entender melhor a estrutura da língua e a praticar as habilidades necessárias para cumprir cada etapa com maior precisão e em menor tempo.

 


Entenda por que é tão importante ter um certificado de proficiência

 

3. Treine a leitura

Dentre todas as suas tarefas preparatórias, talvez essa seja uma das mais simples porque o espectro de conteúdo, hoje disponível digitalmente, é praticamente infinito.

É importante ler frequentemente diferentes tipos de texto, incluindo jornais, artigos de revistas, textos ficcionais e artigos científicos.

 

4. Treine seu ouvido

Esse é um tema ao qual sempre retornamos e não é por acaso. Juntos, aprendizado e lazer fazem as tarefas educacionais renderem exponencialmente mais.

Por isso, assista a filmes e programas de televisão em inglês. Isso, certamente, vai ajudá-lo a melhorar sua compreensão auditiva e a se acostumar com diferentes sotaques e entonações.

 

 

5. Escreva bastante

Para melhorar suas habilidades de escrita em inglês e sentir-se mais confiante para o teste, é importante praticar regularmente. Tente escrever algo em inglês todos os dias, mesmo que seja apenas um pequeno parágrafo. Escrever com frequência ajudará você a se familiarizar ou recordar as estruturas da língua, desenferrujar sua gramática e expandir seu vocabulário.

Ao escrever em inglês, preste atenção à organização do texto. É importante dividir o texto em parágrafos para torná-lo mais fácil de ler e entender. Lembre-se de que a coerência e a coesão são importantes, então, use palavras de transição para conectar suas ideias e tornar o texto mais interessante.

Além disso, certifique-se de usar corretamente os tempos verbais e preste atenção à ortografia e pontuação. Será melhor ainda se você contar com o apoio de alguém, com maior fluência do que você, para revisar seus textos.

 

6. Esteja por dentro dos assuntos abordados na avaliação oral

Em geral, os exames costumam abordar assuntos como família, amigos, atividades favoritas e planos futuros.

O avaliador também pode fazer perguntas sobre suas experiências na área dos estudos ou do trabalho, bem como suas impressões sobre viagens, músicas, séries ou filmes. Até mesmo o clima, o tópico favorito das conversas de elevador, pode estar entre aqueles abordados durante o seu teste.

Sendo assim, é importante que você verifique como costumam ser os enunciados das perguntas feitas nessa seção da avaliação.

 


Níveis de Proficiência: o que são e como descobrir o seu

 

7. Tenha em mente o tempo

Um dos fatores de pressão durante exames de proficiência é o tempo que você tem disponível e como administrá-lo adequadamente. Portanto, fazer simulados periodicamente levando o tempo a sério, é muito importante.

 

8. Fale em inglês

Não ter um parceiro para falar em inglês não é desculpa. Fale sozinho, em voz alta, como se estivesse dando entrevistas ou respondendo a pessoas imaginárias, por exemplo.

Se alguém estranhar vendo você batendo o maior papo com você mesmo, paciência! É como dizem por aí: mind your own business!

 

 

Não transforme o momento do teste de proficiência em uma barreira psicológica. Acredite, ele não é nenhum bicho de sete cabeças. Mas é importante você ter consciência do seu nível de fluência quando decidir fazer um deles. Se achar que ainda não está no ponto, estude mais um pouquinho e trace uma nova meta de tempo para você.

 


Seu sucesso faz a nossa história. Vem pra Fisk!

Quem mudou o ensino de idiomas, certamente, vai mudar a sua trajetória! A Fisk oferece aulas presenciais ou on-line, muita interatividade com a plataforma Cyber Fisk, certificações internacionais e vários outros benefícios. Cadastre-se para receber mais informações.