Você sabia que uma opção para você ficar na boa, com mais grana mesmo, durante o intercâmbio, é trabalhar legalmente durante o curso? Isso mesmo! Países como Austrália, Nova Zelândia e Canadá contam com vistos que possibilitam a sua colocação em um job remunerado, enquanto estuda. As vantagens são imensas: além de ajudar com o custo de se manter no local, você ganha uma bagagem extra de imersão na cultura. Ou seja, volta para o Brasil com uma dupla experiência - a acadêmica e a profissional!

 

Existem algumas limitações, claro. Geralmente, o estudante tem uma carga limite para trabalhar - cerca de 20h/semanais na maioria dos lugares. Isso porque a intenção é que o emprego não atrapalhe o curso, o principal motivo no intercâmbio. O bom é que, dependendo do job que você encontrar, o salário pode até ser suficiente para se manter durante todo o período - cobrindo o transporte público, alimentação e com alguma sobra para se divertir!

 

Outra coisa importante é sobre os tipos de jobs disponíveis. Lembre-se, os chamados primeiros empregos nesses países são aqueles que não exigem grande qualificação - geralmente em cafés, restaurantes, hotéis, hostels, bares e eventos. Já, se você está em uma especialização universitária, há chances de conseguir um emprego na sua área de atuação... na verdade, tudo vai depender da sua qualificação!

 

Por isso, não pense que este tipo de intercâmbio é só para quem está na casa dos 20 e poucos anos, não! Não existe nenhuma regra absoluta que estabeleça uma idade máxima para participar, embora alguns jobs tenham esse requisito (como o au pair). O importante é se jogar e mergulhar com tudo na experiência da rotina fora do Brasil!

 


Vem pra Fisk!

Aprender outra língua é também conhecer outros países de perto! Com a Fisk, você vai conseguir se comunicar com o mundo! Saiba mais sobre intercâmbios e procure a unidade mais próxima!