Se você não perde nenhuma tendência nas redes sociais, já deve conhecer o famoso #tbt. Mas você sabe o que a sigla significa e qual é a sua origem?

 

O #tbt é um acrônimo para Throwback Thursday, que pode ser traduzido livremente como a Quinta-feira das Lembranças. Nesse dia, a tag é utilizada para publicar fotos e textos que relembram situações que aconteceram com a gente no passado, uma viagem que fizemos, um encontro especial... Vale de tudo, desde que seja uma lembrança que traga sentimentos felizes e nostálgicos à tona.

 

A hashtag acabou se popularizando pelo mundo todo em 2012 como muitas outras tendências virtuais: adolescentes começaram a usar a tag para postar fotos antigas até que a moda pegou entre as celebridades e a febre se tornou mundial. Mas a expressão Throwback Thursday já havia aparecido em outros contextos em 2006, como em uma série de postagens confeccionadas por Saxton Moore, onde ele apresentava desenhos antigos e reimaginava os personagens sob seu traço, e também no blog Nice Kicks, onde Matt Halfhill postava tênis antigos para basquete todas as quintas-feiras.

 

 

Se você é um leitor assíduo do nosso blog, sabe que o #tbt não é o único acrônimo da língua inglesa utilizado na web. Confira o post OMG: 40 abreviações em inglês, onde apresentamos outros famosinhos que sempre aparecem em legendas e comentários nas redes sociais, como o LOL e o IDK!

 

Talvez você também já tenha encontrado outras hashtags como #yolo, #ootd e #nofilter. Elas ganharam bastante popularidade com o Instagram e a chegada dos influencers. YOLO vem da frase you only live once (você vive apenas uma vez) e é utilizada quando postamos aquele momento especial de diversão, quando estamos de fato curtindo a vida com algo incrível, como pular de paraquedas, escalar uma montanha, fazer bungee jumping... Não importa o momento, você realmente só vive uma vez, então aproveite ao máximo essa jornada!

 

Para os fashionistas de plantão, outfit of the day, ou #ootd, ajuda a colocar aquele look do dia no mapa das hashtags, enquanto a #nofilter é autoexplicativa: apesar de dispormos de tantos recursos e filtros para dar um upgrade nas fotos, às vezes queremos apenas postar uma toda ao natural, seja de um pôr do sol lindo ou aquela selfie com a luz perfeita. O importante é mostrar que não tem retoques nem truques, a foto é original!

 

Quer conhecer mais siglas como essas? Então confira as dicas que a professora Lu Andrande traz no episódio "Os acrônimos em inglês" em nossa série Fisk por Dentro!

 


Faça mais, faça Fisk!

Chegou o momento de deixar a nostalgia para trás e pensar no futuro! Aqui na Fisk você encontra um método eficaz para aprender outro idioma com aulas presenciais ou on-line, desenvolver suas habilidades em informática ou dar aquele upgrade no seu currículo com cursos profissionalizantes. Com certeza, tem uma Fisk perto de você!