Se tem uma coisa que toda festa de Ano Novo tem, não importa em que parte do mundo você esteja, são as simpatias para atrair coisas boas no ano que vai chegar.

Com o Réveillon quase aí, reunimos algumas das superstições mais famosas pelo mundo para ajudar você a entrar em 2021 com o pé direito!

É claro que as escolhas entre termos mais formais ou informais vai depender do grau de intimidade que você tem com seus interlocutores. As listas a seguir, com “los saludos y las despedidas” mais comuns, podem ser de grande ajuda quando quiser se comunicar com os nossos hermanos da América Latina e da Espanha.

 

Cor das roupas

 

A tradição popular conta que a cor da sua roupa pode ajudar a atrair coisas boas para a sua vida no próximo ano. Enquanto no Brasil existe o consenso geral de que o branco é a melhor cor, em outros países a paleta pode ser mais variada. Então, se liga no que cada cor significa para já preparar o seu look da virada!

Amarelo: prosperidade
Azul: serenidade
Branco: paz
Laranja: sucesso
Rosa: amor
Verde: renovação
Vermelho: paixão
Violeta: inspiração

 

 

Mala vazia

 

Essa é uma tradição bastante famosa em países de língua espanhola como o Peru, a Colômbia e a Venezuela: à meia-noite, dê uma volta pelo quarteirão com uma mala vazia para atrair um ano cheio de viagens. Se encontrar alguém pelo caminho, dê tchau!

 

Onda de atração positiva

 

Uma das tradições mais famosas do litoral brasileiro é o de pular 7 ondas para pedir ou agradecer bênçãos. Os pedidos ou agradecimentos devem ser mentalizados ao pular cada onda e, na hora de sair do mar, tem que ser de costas. Você só deve virar quando os pés já tiverem deixado a água.

Já no Canadá, a situação é um pouco diferente. Com um inverno de temperaturas baixas, a tradição no país da maple tree é mergulhar nas águas dos rios em troca de promessas. Por conta do estado congelante, a simpatia é conhecida como “mergulho do urso polar”.

 


Aprenda a falar, em inglês, sobre as promessas de Ano-Novo que todo mundo faz.

 

Comidas da sorte

 

Muitas nações dividem superstições envolvendo alguns pratos especiais. Por aqui, a tradição é comer lentilhas para atrair prosperidade. Já nos EUA, a tradição é comer black eyed peas (feijão-fradinho).

Na Espanha, e em alguns países latino-americanos, é costume comer uma uva verde para cada uma das 12 badaladas da meia-noite e guardar suas sementes na carteira até o Ano Novo seguinte.

 

Nada de faxina!

 

Em alguns lugares dos EUA é costume evitar lavar a louça, as roupas e até mesmo retirar o lixo no primeiro dia do Ano Novo, assim, você evita perdas no ano que está entrando.

 

Deixando o ano velho sair

 

Já os britânicos possuem uma tradição bastante curiosa. Assim que os relógios marcam a chegada do Ano Novo, eles abrem as portas dos fundos para que o ano velho vá embora.

 

 


Faça mais pelas suas conquistas. Faça Fisk.

A contagem regressiva para o futuro já começou! A Fisk oferece aulas presenciais ou on-line, muita interatividade com a plataforma Cyber Fisk, certificações internacionais e vários outros benefícios. Matricule-se já!