Para muitas pessoas, expressar-se verbalmente em inglês é a parte mais desafiadora do processo de aprendizado, principalmente porque muita gente é tímida ou não gosta de errar publicamente.

Se é o seu caso, saiba que evitar se expor é como impor uma barreira entre você e a fluência. Quanto mais você se cala por medo de falar errado, mais atrasa o seu aprendizado. Então, coloque a sua cara-de-pau para funcionar e vá em frente!

Confira a seguir cinco dicas muito úteis que, com certeza, vão fazer você dar um up no seu speaking.

 

1. Converse com você mesmo

Se a sua primeira barreira é a timidez, então nada melhor do que conversar com alguém que conhece muito bem: você mesmo!

Ah, não! Você se julga por não estar falando perfeitamente para os seus ouvidos? Então diga a si mesmo que você está em processo de aprendizado e que, durante esse período, errar é a coisa mais normal do mundo.

A vantagem de falar consigo mesmo é que não falta assunto e você, certamente, domina o tema da conversa. Imagine sair de uma reunião - ou mesmo um bate-papo com um amigo - e dê continuidade ao tema da conversa. O que mais eu poderia ter falado? O que eu poderia ter respondido naquela hora?

Se você já faz um curso de inglês, repasse mentalmente o conteúdo ensinado na última aula. Ou então, faça um discurso em um evento imaginário! Sua mente permite que você viaje infinitamente. Aproveite esse potencial e treine!

 


6 dicas para melhorar e praticar a escrita em inglês

 

2. Grave a sua própria voz

Quando você faz um registro da sua voz falando inglês, tem a possibilidade de analisar com mais calma seu speaking. Durante a fala, pode ser que a pronúncia de algumas palavras não seja a ideal. Por isso, ao ouvir a gravação, você pode corrigir esses pontos, e isso é aprendizado!

Muita gente costuma achar a própria voz muito estranha quando gravada. Temos boas notícias para você! A voz que vem do gravador é a voz que as outras pessoas ouvem quando você fala. Somente você tem uma noção distorcida da sua voz. Isso acontece porque quando a pessoa fala, o som que o cérebro processa ecoa em sua cabeça e gera tons que não são aqueles reverberados da sua boca. Conheça a sua voz verdadeira e treine!

 

 

3. Leia em voz alta

Com a leitura, você vai ter mais contato com palavras e expressões importantes. Por exemplo, sons que diferem daqueles que possuímos na língua portuguesa aparecerão com maior frequência, como o th que é obtido soprando o ar com a língua apoiada nos dentes da frente.

Além disso, essa prática permite que você perca o receio de falar, afinal, sem ter que elaborar, você pode focar em enunciar bem as palavras, ganhando confiança aos poucos na sua habilidade de speaking.

Finalmente, ter contato com textos escritos por nativos é uma ótima ideia. Ou seja, além de treinar seu speaking, você também vai praticar o seu reading, aprendendo e memorizando a grafia de muitas palavras a cada texto!

 

4. Fale com amigos

Pode apostar que muita gente tem o objetivo de ter um inglês cada vez mais preciso e, por isso, está sempre estudando.

Encontrar amigos a fim de conversar em inglês não é difícil. A vantagem é que, ao mesmo tempo em que você fala, eles estão atentos e preparados para fazer observações sobre o seu desempenho.

A ideia aqui não é ser crítico, mas sim, criar uma rede de apoio entre estudantes que querem ampliar mais rapidamente suas skills na língua escolhida!

 


6 dicas para praticar o listening em inglês

 

5. Pratique trava-línguas

Trava-línguas são uma excelente maneira de (literalmente) destravar a sua pronúncia. Muitos deles mostram sons de pronúncias semelhantes usando escritas distintas como, por exemplo, “If a dog chews shoes, whose shoes does he choose?”.

Praticar os tongue twisters auxilia você a falar mais rápido, sem hesitação, alternando sons que normalmente são mais difíceis de serem ditos sequencialmente.

Além disso, palavras bastante incomuns são usadas para que possam encaixar corretamente no propósito da brincadeira e, portanto, também são uma boa fonte para quem quer ampliar o seu vocabulário!

Gostou? Então comece agora mesmo! Confira mais alguns exemplos:

1. How much wood would a woodchuck chuck
if a woodchuck could chuck wood?
He would chuck, he would, as much as he could,
and chuck as much wood as a woodchuck would
if a woodchuck could chuck wood.

2. Round the rough and rugged rock the ragged rascal rudely ran.

3. She sells seashells by the seashore.
The shells she sells are surely seashells.
So if she sells shells on the seashore,
I'm sure she sells seashore shells.

4. Betty bought a bit of butter.
But the butter Betty bought was bitter.
So Betty bought a better butter,
And it was better than the butter Betty bought before.

5. Peter Piper picked a peck of pickled peppers.
A peck of pickled peppers Peter Piper picked.
If Peter Piper picked a peck of pickled peppers,
Where’s the peck of pickled peppers Peter Piper picked?

 

Bônus!

Não se prenda demais ao sotaque. Não importa se você prefere o sotaque britânico ou americano, por exemplo. Foque principalmente nos sons, em geral, e em conseguir um bom ritmo de fala. Conforme seu speaking for melhorando, o sotaque vai ficar mais próximo do nativo.

 

 

Talvez você não veja logo de cara o sentido em frases como “she sells seashells by the seashore”, ou se sinta meio estranho falando sozinho ou enrolando um pouco a língua entre amigos.

Mas é como diz o ditado: a prática leva à perfeição. Treine! Afinal, nem todo campeão começou sua carreira ganhando medalhas de ouro no que fez!

 


Seu sucesso faz a nossa história. Vem pra Fisk!

Quem mudou o ensino de idiomas, certamente, vai mudar a sua trajetória! A Fisk oferece aulas presenciais ou on-line, muita interatividade com a plataforma Cyber Fisk, certificações internacionais e vários outros benefícios. Cadastre-se para receber mais informações.