Você já trabalhou bastante, estudou tudo o que conseguiu durante a semana e agora está na hora de dar uma merecida pausa. Chegou a sexta-feira e o plano é relaxar ou curtir o fim de semana com os amigos. Sextou!

“Sextou” é uma gíria brasileira, que pode passar a fazer parte da nossa língua para sempre.

Acontece que não tem uma tradução direta de “sextou” para o inglês, afinal, não existe “Fridayed”. Mas você vai encontrar uma expressão com significado semelhante, que transmite uma explosão de alívio pelo fim de semana que está começando: TGIF!

 

 

TGIF é um acrônimo, ou seja, uma expressão formada a partir de iniciais das palavras “Thank God It’s Friday”, ou seja, “Graças a Deus é sexta-feira”, resumindo a sensação de imensa alegria que nos contagia com a chegada do fim de semana longe das preocupações e responsabilidades do dia a dia.

 


Você sabe o que significa #tbt? Clique aqui e conheça o significado dessa hashtag.

 

Diferentemente do "sextou", que surgiu já no período das redes sociais, TGIF é uma expressão mais antiga, que remonta ao início da cultura corporativa dos anos 70 nos Estados Unidos. Mas o TGIF se modernizou com o tempo, assim como o "sextou" ganhou força como hashtag e inúmeros memes que sempre invadem a internet nas sextas-feiras.

 

 

TGIF foi tão importante para a cultura americana que acabou sendo adotado nos anos 80 como nome para um bloco de programas da emissora ABC (sexta à noite, claro), em que surgiram séries clássicas como Perfect Strangers (no Brasil, Primo Cruzado), Full House (Três É Demais), Family Matters e Step by Step.

Mais que isso, muitos restaurantes e bares usam a expressão em seus chalkboard menus nas portas dos estabelecimentos, indicando ofertas e eventos especiais para comemorar o fim de semana que começa.

 

 

TGIF também acabou se tornando o nome de uma grande rede de franquias de restaurantes norte-americana (TGI Fridays) e um filme de relativo sucesso dos anos 70, além de figurar na cartela de hits da cantora Katy Perry.

 

 


Conheça os acrônimos mais utilizados em inglês.

 

Que tal ver como funciona esse acrônimo na prática? Confira alguns exemplos de frases:

TGIF! I'm so glad the workweek is over.
Sextou! Estou tão feliz que a semana de trabalho acabou.

Enjoy the weekend, guys. TGIF!
Aproveitem o final de semana, pessoal. Sextou!

TGIF and I'm ready to kick back and relax.
Sextou e eu estou pronto para descontrair e relaxar.

TGIF and my body is ready for the weekend!
Sextou e meu corpo está pronto para o fim de semana!

 

 

Sextou? Ótimo! Vá aproveitar a vida, mas não perca a chance de praticar o seu inglês, assistindo a séries no idioma original e pesquisando, sempre que possível, materiais na língua inglesa!

 


Seu sucesso faz a nossa história. Vem pra Fisk!

Quem mudou o ensino de idiomas, certamente, vai mudar a sua trajetória! A Fisk oferece aulas presenciais ou on-line, muita interatividade com a plataforma Cyber Fisk, certificações internacionais e vários outros benefícios. Cadastre-se para receber mais informações.