Assim como a cultura passa por mudanças ao longo dos anos, as necessidades do mercado e das empresas também evoluem.
No passado, por exemplo, a seleção de um datilógrafo se baseava na análise da velocidade em que o candidato conseguia completar uma lauda e a quantidade de erros cometidos. Ou seja, se você queria conquistar uma vaga dessa, bastava fazer um bom curso de datilografia e treinar bastante!
Conforme o tempo passou, a área de Recursos Humanos se desenvolveu, ficando evidente uma necessidade de habilidades complementares que poderiam ser relacionadas diretamente à atividade a ser desenvolvida ou não.
Atualmente, os profissionais mais desejados pelo mercado precisam atender tanto a requisitos relacionados aos conhecimentos técnicos, conhecidos como hard skills, quanto às habilidades comportamentais, soft skills.
Soft skills
Habilidades sociais e comportamentais
Basta estar em um grupo de pessoas para ver que a diversidade de comportamento tem um papel essencial em equipes. O que se sabe hoje é que quanto mais diversos esses comportamentos, mais chances a empresa tem de se desenvolver, porque pessoas diferentes são capazes de criar soluções singulares para os problemas e desafios enfrentados pelas organizações.
Uma empresa que trabalha em uníssono, olhando para apenas uma direção, tende a não perceber oportunidades fora do foco diário das suas atividades.
Ter a capacidade de trabalhar em grupo, ou seja, saber se integrar a uma equipe, e saber ouvir ideias, é uma soft skill fundamental para a maior parte das vagas de emprego. Ter a capacidade de resolver problemas e não entrar em pânico diante de desafios é outra habilidade muito apreciada. Já para determinadas posições, empregadores buscam funcionários que tenham a capacidade de liderança.
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Mas, sem dúvida, ter um comportamento ético é um valor fundamental porque, com ele, um colaborador terá a disposição para apoiar seus colegas e levar aos clientes soluções mais positivas.
Assim sendo, o conjunto de dados comportamentais de um candidato a uma vaga, desde a sua contratação às oportunidades de promoção, são fatores que possibilitam uma carreira com ascensão garantida!
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Hard skills
Habilidades técnicas
No entanto, nada disso será útil se o candidato não tiver as ferramentas práticas necessárias para cumprir tarefas às quais será designado. Essas ferramentas são conhecidas como hard skills.
Para entender o que são essas habilidades, basta imaginar o tipo de trabalho a ser desenvolvido. Por exemplo, não é possível ter uma carreira de sucesso no setor financeiro se o indivíduo não possuir conhecimentos em matemática e leis. Ou então, não poderá ser um bom médico se não tiver graduação em nível superior.
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Duas hard skills, no entanto, têm permeado a maioria das carreiras atualmente: conhecimentos de informática e de línguas estrangeiras, como inglês e espanhol.
Praticamente não existem mais atividades em que não se precise utilizar sistemas informatizados: seja para escrever um texto ou para realizar rotinas complexas de programação, tudo passa pela tecnologia digital. Da mesma forma, a língua inglesa permeia todos os espaços profissionais. Por meio de buscas na internet, um universo de conhecimento pode ser encontrado e soluções extremamente criativas para o dia a dia podem ser alcançadas.
Portanto, dominar em algum nível a informática e uma língua estrangeira são necessidades universais.
Integrando habilidades
Desenvolva e fique atento às suas soft skills. Para isso, você precisa exercitar seu autoconhecimento, alinhar suas expectativas sobre o mercado, exercitar sua escuta e tirar o melhor proveito dos feedbacks que recebe de seus colegas de trabalho.
Já quanto às suas hard skills, considere a possibilidade de buscar treinamentos como forma de avançar degraus mais rapidamente e ter uma carreira com sucesso na medida que você deseja!
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Como dissemos, os empregadores esperam dos candidatos alguma experiência prévia no momento da contratação, ainda que seja restrita. Por isso, ao fazer um curso, o aluno já se depara com o conhecimento que só alcançaria após muito tempo de prática. É um atalho profissional muito apreciado pelos profissionais de Recursos Humanos.
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