Assim como a cultura passa por mudanças ao longo dos anos, as necessidades do mercado e das empresas também evoluem.
No passado, por exemplo, a seleção de um datilógrafo se baseava na análise da velocidade em que o candidato conseguia completar uma lauda e a quantidade de erros cometidos. Ou seja, se você queria conquistar uma vaga dessa, bastava fazer um bom curso de datilografia e treinar bastante!
Conforme o tempo passou, a área de Recursos Humanos se desenvolveu, ficando evidente uma necessidade de habilidades complementares que poderiam ser relacionadas diretamente à atividade a ser desenvolvida ou não.
Atualmente, os profissionais mais desejados pelo mercado precisam atender tanto a requisitos relacionados aos conhecimentos técnicos, conhecidos como hard skills, quanto às habilidades comportamentais, soft skills.
Soft skills
Habilidades sociais e comportamentais
Basta estar em um grupo de pessoas para ver que a diversidade de comportamento tem um papel essencial em equipes. O que se sabe hoje é que quanto mais diversos esses comportamentos, mais chances a empresa tem de se desenvolver, porque pessoas diferentes são capazes de criar soluções singulares para os problemas e desafios enfrentados pelas organizações.
Uma empresa que trabalha em uníssono, olhando para apenas uma direção, tende a não perceber oportunidades fora do foco diário das suas atividades.
Ter a capacidade de trabalhar em grupo, ou seja, saber se integrar a uma equipe, e saber ouvir ideias, é uma soft skill fundamental para a maior parte das vagas de emprego. Ter a capacidade de resolver problemas e não entrar em pânico diante de desafios é outra habilidade muito apreciada. Já para determinadas posições, empregadores buscam funcionários que tenham a capacidade de liderança.
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Mas, sem dúvida, ter um comportamento ético é um valor fundamental porque, com ele, um colaborador terá a disposição para apoiar seus colegas e levar aos clientes soluções mais positivas.
Assim sendo, o conjunto de dados comportamentais de um candidato a uma vaga, desde a sua contratação às oportunidades de promoção, são fatores que possibilitam uma carreira com ascensão garantida!
Hard skills
Habilidades técnicas
No entanto, nada disso será útil se o candidato não tiver as ferramentas práticas necessárias para cumprir tarefas às quais será designado. Essas ferramentas são conhecidas como hard skills.
Para entender o que são essas habilidades, basta imaginar o tipo de trabalho a ser desenvolvido. Por exemplo, não é possível ter uma carreira de sucesso no setor financeiro se o indivíduo não possuir conhecimentos em matemática e leis. Ou então, não poderá ser um bom médico se não tiver graduação em nível superior.
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Duas hard skills, no entanto, têm permeado a maioria das carreiras atualmente: conhecimentos de informática e de línguas estrangeiras, como inglês e espanhol.
Praticamente não existem mais atividades em que não se precise utilizar sistemas informatizados: seja para escrever um texto ou para realizar rotinas complexas de programação, tudo passa pela tecnologia digital. Da mesma forma, a língua inglesa permeia todos os espaços profissionais. Por meio de buscas na internet, um universo de conhecimento pode ser encontrado e soluções extremamente criativas para o dia a dia podem ser alcançadas.
Portanto, dominar em algum nível a informática e uma língua estrangeira são necessidades universais.
Integrando habilidades
Desenvolva e fique atento às suas soft skills. Para isso, você precisa exercitar seu autoconhecimento, alinhar suas expectativas sobre o mercado, exercitar sua escuta e tirar o melhor proveito dos feedbacks que recebe de seus colegas de trabalho.
Já quanto às suas hard skills, considere a possibilidade de buscar treinamentos como forma de avançar degraus mais rapidamente e ter uma carreira com sucesso na medida que você deseja!
Como dissemos, os empregadores esperam dos candidatos alguma experiência prévia no momento da contratação, ainda que seja restrita. Por isso, ao fazer um curso, o aluno já se depara com o conhecimento que só alcançaria após muito tempo de prática. É um atalho profissional muito apreciado pelos profissionais de Recursos Humanos.
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